Disputa pelo uso do maior porto de SC gera tensão entre setores agropecuário e industrial
O porto de São Francisco do Sul está no centro de uma disputa envolvendo dois setores econômicos: o agronegócio e indústria. Ambos estão reivindicado mais espaço para suas operações no porto.
Recentemente, o setor agropecuário formalizou um pedido por mais espaço para atracar navios de fertilizantes. Em resposta, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) solicitou que a proporção de navios de fertilizantes para navios de aço seja mantida ou até reduzida.
Em entrevista à CBN Joinville, o diretor-presidente do porto, Cleverton Vieira, afirmou que a logística portuária do Brasil frequentemente enfrenta filas de navios.
— O porto de São Francisco do Sul, nesse contexto, tem logicamente uma fila, tanto de navios de fertilizante, quanto siderúrgico. Cada carga entende que deve ter uma preferência. A gente como porto público tem buscado um ponto de equilíbrio entre essas cargas para garantir o abastecimento de todos os insumos — explica Vieira.
Vieira destacou que, até o momento, não há evidências de desabastecimento que justifiquem mudanças. O porto segue uma norma que permite a atracação de três navios de fertilizantes para cada navio siderúrgico.
O porto está estudando melhorias para aumentar a eficiência. Entre as iniciativas, está a cobrança por mais produtividade dos operadores portuários privados.
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