Diretor de multinacional revela planos para atrair mão de obra ao setor industrial de Joinville
Guilherme Marcondes destaca os desafios enfrentados pela maior planta de refrigeração de eletrodomésticos do mundo, localizada em Joinville. Com mais de 7 mil colaboradores diretos e até 12 mil empregos indiretos, a empresa enfrenta dificuldades para encontrar mão de obra qualificada na região, que vive um cenário de pleno emprego.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
A Whirlpool, dona das marcas Consul, Brastemp e KitchenAid, busca soluções para a escassez de mão de obra por meio de parcerias com a Acij, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Marcondes enfatiza a importância de tornar a indústria mais atrativa para as novas gerações, já que o interesse dos jovens em trabalhar no setor caiu para 11%.
— A empresa está investindo em comunicação e inclusão, e planeja envolver jovens desde cedo, em um esforço para desmistificar a imagem antiquada da indústria. No próximo dia (21), um seminário reunirá 33 indústrias de Joinville para discutir estratégias de capital humano, a ideia é abordar três pilares: diversidade e inclusão, atratividade e retenção — explica.
O evento contará com a participação do conselho superior da Acij, recrutadores e representantes da prefeitura de Joinville. Marcondes ressalta que o objetivo é criar uma dinâmica colaborativa para enfrentar os desafios do mercado de trabalho local.
Marcondes, que se mudou de Curitiba para Joinville com sua família, elogia a cidade por suas oportunidades e qualidade de vida. Ele destaca a importância de alinhar os propósitos pessoais e profissionais, incentivando as novas gerações a buscar conhecimento e desenvolvimento contínuo.
— A Whirlpool continua comprometida em valorizar seus colaboradores e contribuir para o crescimento econômico da região — finaliza.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Leia também
Motorista pode economizar até R$ 18 para encher o tanque em Joinville; veja pesquisa de preços
Menos de 8% dos treinadores são negros na elite do futebol brasileiro
FOTOS: Fort Atacadista inaugura mercado com ofertas especiais em Joinville