Início » CBN Floripa » Cotidiano

Dinheiro na mão: governo federal avalia antecipar 13º do INSS

Antecipação vale para quem recebe auxílio por incapacidade temporária, auxílio acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão
25/03/2025 - 08:12 - Atualizada em: 25/03/2025 - 08:13
Em 2024, o pagamento aconteceu entre abril e maio (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O governo federal ainda debate, por meio do Ministério da Previdência, se antecipa o pagamento do abono anual da Previdência Social — conhecido como o 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A antecipação vale para quem recebe auxílio por incapacidade temporária, auxílio acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

A antecipação é uma determinação do ministro da Previdência, Carlos Lupi, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2024, a decisão por antecipar foi tomada em março, quando Lula assinou decreto antecipando os pagamentos para abril e maio.

É necessária a publicação de um decreto presidencial para garantir a antecipação. O presidente Lula está, atualmente, em viagem ao Japão, com previsão de retorno no fim desta semana. Em sua ausência, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) está como presidente em exercício.

A antecipação é usualmente paga no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. O pagamento alcança todos os estados brasileiros e representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais.

Em 2022 e 2023, o abono foi pago entre maio e junho. Já em 2024, o pagamento aconteceu entre abril e maio. Os governos Bolsonaro e Lula anteciparam o benefício com objetivo de estimular a economia.

*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações do Metrópoles

Leia mais

INSS libera informe de rendimentos; veja como acessar

Destaques CBN