Início » CBN Floripa » Cotidiano

Dibea de SC promove evento de conscientização e prevenção de zoonoses

Leishmaniose e outras doenças infecciosas animais serão debatidas
26/08/2024 - 14:57 - Atualizada em: 30/08/2024 - 12:26
Mosquito-palha, transmissor da Leishmaniose (Foto (Foto: Maria Paula/Portal Pets / Divulgação)
Mosquito-palha, transmissor da Leishmaniose (Foto (Foto: Maria Paula/Portal Pets / Divulgação)
Dibea de SC promove evento de conscientização e prevenção de zoonoses
00:00 / 00:00
26/08/2024
forward 10 Play forward 10

Para promover a conscientização e prevenção de zoonoses, a Diretoria de Bem-Estar Animal de Santa Catarina (Dibea/SC) realiza, nesta terça-feira (27), um seminário que visa a geração de políticas públicas para as cidades catarinenses. O evento ocorre no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GranFpolis), em Florianópolis, às 10h. A diretora de bem-estar animal estadual, Fabricia Costa, participou do #CBNFloripa desta segunda-feira (26).

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Em Santa Catarina, desde 2010 já foram registrados 1.076 casos cães com Leishmaniose, uma doença causada pelo chamado mosquito-palha. Cinco pessoas também contraíram a zoonose no Estado, que não é transmitida de cão para humano, mas pela picada do mosquito.

De acordo com a diretora Fabricia, o seminário abordará questões como o tratamento da Leishmaniose e a importância do controle populacional por meio da castração correta de animais. Outras doenças infecciosas como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato Amblyomma, também são temas da conversa.

— [Queremos] levar para as cidades a importância de se pensar nessa questão, primeiramente, e depois começar a criar política públicas voltadas para o bem-estar animal e para a saúde pública — ressaltou a diretora de bem-estar animal de Santa Catarina.

O mosquito transmissor da Leishmaniose vive em locais com matéria orgânica em decomposição, principalmente em áreas de mata. A diretora alerta para a importância da limpeza do local de habitação e dos cuidados nos passeios. O assunto será debatido por professores da Universidade Federal de Santa Catarina especialistas na área.

O seminário é voltado para gestores públicos da área da saúde e meio ambiente, mas está aberto para participações de quem tiver interesse no tema. A inscrição pode ser feita pelo site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde.

Leia também

SCGás anuncia novas estações de abastecimento para SC

Rota do ônibus Formiguinha é alterada entre Monte Serrat e Serrinha em Florianópolis