Dia do Idoso: saúde financeira é essencial na terceira idade, diz consultor de longevidade
Cerca de 92% dos aposentados no Brasil dependem exclusivamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). No Dia do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1°), o médico e consultor de longevidade Murilo Capella participou do #CBN Floripa para falar sobre a necessidade de planejamento financeiro para os idosos.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Capella disse que os números revelam uma realidade em que os brasileiros não se preocupam com o futuro financeiro. Ele destacou, ainda, que a saúde financeira é tão importante quanto a saúde física e mental, pois elas estão diretamente atreladas.
— Vamos pensar no futuro, porque o futuro chega muito rápido. Hoje, há uma série de pessoas que tendo esse tipo de conhecimento, que é a prevenção, pensando no futuro, já começam a buscar uma previdência privada, porque sabem, aquilo que vão aferir da sua aposentadoria com o INSS, não vai conseguir cobrir todas as suas necessidades — disse.
Segundo uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Santa Catarina chegará a 20% da população com mais de 60 anos de idade em 2034. O consultor destacou que muitos profissionais continuam trabalhando na iniciativa privada após a aposentadoria no serviço público, devido à necessidade financeira.
Ele também reforçou reforçou a importância de praticar exercícios físicos para manter a saúde geral e incentivou o planejamento financeiro desde cedo, com o objetivo de ter uma aposentadoria tranquila.
Leia também
Condições climáticas podem favorecer aumento de casos de dengue em SC, alerta Dive
Procon vai fiscalizar preços de produtos em show de Paul McCartney, em Florianópolis