Início » CBN Joinville » Cotidiano

Desinteresse por curso da UFSC deve motivar aproximação com a comunidade em Joinville

Com 28 vagas, curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária teve apenas um inscrito no vestibular
26/11/2024 - 12:09
Desinteresse por curso da UFSC deve motivar aproximação com a comunidade em Joinville
00:00 / 00:00
26/11/2024
forward 10 Play forward 10

O campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville enfrenta um desafio significativo com o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária. Das 28 vagas disponíveis para o vestibular 2024-2025, apenas um candidato se inscreveu. Essa situação evidencia que o problema no Brasil muitas vezes não é recurso, mas sim o mau aproveitamento.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

A UFSC, uma das melhores universidades do Brasil, oferece oito cursos gratuitos em Joinville. Entre eles, o curso de Engenharia Aeroespacial, o mais concorrido, com 252 inscritos para 35 vagas. Outros cursos incluem Engenharia Automotiva, Engenharia Civil e Engenharia de Transporte e Logística, entre outros.

A criação de um curso gera custo significativo, da mesma forma que manutenção de um campus da universidade na cidade. Logo, não faz sentido ter um curso com 28 vagas quase sem interessados. Ainda mais quando se sabe que há muitos jovens na cidade que não prosseguem os estudos após o ensino médio, muitas vezes por falta de condições.

É preciso uma análise aprofundada dessa questão, que pode ser liderada pela UFSC, de maneira que os jovens de Joinville possam se interessar por essa especialidade e, ao mesmo tempo, tenham condições de cursar essa faculdade. Certamente, no mercado de Santa Catarina e até fora do Estado – oportunidades profissionais estarão garantidas para um engenheiro com essa formação.

Agora, passa por essa solução também oferecer condições para que o jovem, ao longo de cinco anos, também tenha um incentivo financeiro para que possa se concentrar nos estudos. Muitas vezes, um curso de engenharia como esse requer uma grande dedicação do estudante, sem que ele consiga, ao longo de cinco anos, trabalhar nesse período. Sem renda, mesmo diante de um curso gratuito e de qualidade, é mais difícil concluir.

Ouça o comentário completo no player acima.

Leia também

Janaína Madeira é eleita nova presidente da OAB Joinville

Saiba como realizar o passeio do Barco Príncipe em Joinville

FOTOS: Público se emociona com abertura do Natal em Joinville

Destaques CBN