Início » CBN Floripa » Cotidiano

Corpo de Bombeiros Voluntários passa a emitir 2ª via dos documentos de fiscalização

Documentos serão emitidos para facilitar o protocolo junto aos Bombeiros Militares, que agora são os responsáveis pelas vistorias
12/09/2024 - 21:17
Bombeiros Voluntários não são mais responsáveis pelas vistorias em Joinville (Foto: Divulgação)
Corpo de Bombeiros Voluntários passa a emitir 2ª via dos documentos de fiscalização
00:00 / 00:00
12/09/2024
forward 10 Play forward 10

Os proprietários de imóveis que necessitam da segunda via de documentos do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) pode requisitar central dos Bombeiros Voluntários em Joinville. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio. A unidade fica localizada na rua Jaguaruna, 13, no Centro de Joinville.

Desde o início de julho, a análise de PPCI passou a ser responsabilidade dos Bombeiros Militares. Luciano Mendonça Seiler, diretor executivo dos Bombeiros Voluntários de Joinville, explica que os responsáveis por imóveis devem criar um protocolo junto aos bombeiros militares e apresentar a documentação necessária.

— Tudo que a gente viu construído na cidade foi processado aqui nos Bombeiros Voluntários. Todos os processos, todas as documentações relacionadas à segurança contra incêndio, esses procedimentos foram feitos aqui. Agora, como de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar, infelizmente não vai haver uma transição automática, não há como fazer uma transição automática. Neste caso, cada responsável por um imóvel vai precisar criar um cadastro junto aos Bombeiros Militares. Então, para aquelas pessoas que eventualmente não tiverem esses documentos, nós vamos fornecer as segundas vias, toda sempre em formato eletrônico — explica Seiler.

Somente o responsável legal pelo imóvel ou o responsável técnico (engenheiro ou arquiteto) pode retirar os documentos, mediante apresentação de identificação. Um terceiro poderá retirar os documentos apenas com procuração pública.

Os documentos são entregues digitalmente, portanto, é necessário levar um dispositivo de mídia eletrônica, como um pen drive ou HD externo, para a gravação dos arquivos

Os atendimentos são prestados presencialmente nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Para isso, é necessário agendamento prévio pelo telefone 3431-1133. O atendimento telefônico é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.

Leia também

Diretor da Vigilância Epidemiológica fala sobre possibilidade de nova onda de dengue em SC

Homenagens marcam despedida de Testoni, ícone do esporte joinvilense