Conheça os museus que ajudam a contar a história de Joinville
Com o objetivo de contar as origens e tradições de Joinville, diferentes museus estão espalhados pela cidade com acervos de arte, objetos e artigos históricos. Do Museu da Imigração ao Memorial da Bicicleta, saiba quais são e como visitar os principais museus de Joinville.
Conheça os museus de Joinville:
Museu de Imigração e Colonização
Localizado na Rua Rio Branco, 229, no Centro da cidade, o museu é um dos principais pontos turísticos para se conhecer a história de Joinville. O espaço abrange os principais artefatos culturais e documentos relacionados ao processo de imigração no sul do Brasil.
O museu funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Agendamentos para visitação podem ser realizados através do site da Prefeitura.
Museu Arqueológico de Sambaqui
Com 52 anos de história, o Museu Arqueológico de Sambaqui conta com mais de 100 mil artefatos da cultura e estilo de vida dos povos que viviam na região. Com exposições nas áreas internas e externas do museu, o estabelecimento traz objetos construídos pelo povo sambaquiano e indígenas, além de esqueletos encontrados do povo histórico.
Um novo prédio está em construção para abrigar mais itens do acervo, laboratórios e áreas administrativas. O estabelecimento funciona das 10h às 16h, na rua Dona Francisca, 600.
Museu de Arte de Joinville (MAJ)
O MAJ é responsável por abrigar e preservar o patrimônio artístico da cidade. O estabelecimento também serve para divulgar e promover a criação artística joinvilense. Construído em 1864 por Ottokar Doerffel, o espaço demorou 10 anos para ficar pronto. Em 1976, a casa foi desapropriada pela Prefeitura e se tornou espaço público de Joinville.
Localizado na rua XV de Novembro, 1.400, o museu funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 16h.
Museu Casa Fritz Alt
Em funcionamento desde 1970, o espaço é responsável por abrigar as exposições de arte do escultor alemão Fritz Alt. A estrutura apresenta obras de arte em diferentes materias como móveis e objetos de uso pessoal do escultor. O museu fica localizado na Rua Aubé, no Bairro Boa Vista.
A Casa Fritz Alt também funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.
Estação da Memória
A Estação da Memória é responsável por preservar a história da cidade através da arquitetura, trilhos e objetos da época. O espaço também abriga o “Memorial da Bicicleta”, que conta a história de como as bicicletas se tornaram símbolo de Joinville. Cerca de 50 modelos de bicicletas de diferentes países estão disponíveis no museu.
O local fica no Bairro Anita Garibaldi, na rua Leite Ribeiro. A Estação funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.
Instituto Internacional Juarez Machado
Inaugurado em 2014, o espaço sem fins lucrativos foi criado para trazer mais arte aos moradores da região. Com espaço para exposições, cursos, palestras e debates, o estabelecimento também oferece mais de 60 anos de exposição da carreira de Juarez Machado.
Localizado na rua Lages, 994, o estabelecimento funciona das 9h às 18h. Os ingressos são vendidos a R$ 10 a entrada inteira e a R$ 5 a meia entrada.
Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários
Anexo ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, o acervo do museu conta com três mil peças. A exposição inclui documentos, fotografias, equipamentos e acessórios utilizados pela corporação durante sua história. O projeto iniciou em 1992, ano do centenário da corporação.
Leia também
JEC Futsal recebe o Criciúma em busca de vaga na final do Catarinense Série Ouro
Campinas x Joinville Vôlei: Onde assistir, horário e provável escalação