Conheça o projeto de ferrovia que liga o Rio Grande do Sul ao Paraná
A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) retomou o trâmite para a construção de uma nova linha férrea entre o Litoral do Rio Grande do Sul e o Oeste do Paraná. O projeto, apresentado pela Doha Investimentos, prevê a construção de mais de 1,5 mil quilômetros de ferrovia e está em fase de avaliação.
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A proposta da empresa gaúcha inclui a construção de uma estrada de ferro que partiria do novo porto planejado em Arroio do Sal. O objetivo é melhorar o escoamento de produtos e facilitar a exportação para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Se aprovado, o projeto permitirá à Doha administrar o trecho por 99 anos.
Inicialmente, a ANTT havia suspendido o projeto para analisar mudanças recentes na legislação. Contudo, em julho, a suspensão foi levantada, e a empresa foi notificada para avançar com o projeto de engenharia. A aprovação definitiva ainda depende de um processo de autorização junto a órgãos reguladores.
O investimento é considerado bilionário, com custos estimados em mais de R$ 1 milhão por quilômetro de ferrovia. O projeto é visto como uma alternativa para desafogar o trânsito de carga, especialmente em Santa Catarina, que atualmente depende majoritariamente do sistema rodoviário.
Além do investimento financeiro, o projeto enfrenta desafios como desapropriações e acordos com os governos estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A ANTT aguarda mais explicações da empresa para determinar a viabilidade do projeto.
A expectativa é que, com o avanço das negociações e a apresentação da documentação necessária, a construção possa começar num futuro próximo.
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