Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista em Florianópolis conta com presença de ministros do TST
O 45º Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista inicia nesta quarta-feira (11) no Costão do Santinho, em Florianópolis. Mais de 600 pessoas são esperadas no evento até sexta-feira (13). A presidente da Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (ABRAT), Bernadete Laú Kurtz, participou do #CBN Floripa desta terça-feira (10) para explicar como será a programação.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O último dia do evento conta com a presença dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Miranda Arantes, e Antonio Fabrício Gonçalves. A ministra Delaíde palestrará, ao lado da advogada Noélia Sampaio, em um dos painéis considerados pela presidente da ABRAT como um dos mais importantes do evento, sobre “Gênero e Justiça do Trabalho: efetividade”.
Kurtz destacou a importância de falar sobre gênero no judiciário, abordando o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero de raça para evitar a revitimização das mulheres em casos de abuso.
— O assunto não é novo, o problema não é novo, o que há de novidade e ainda ocorre é uma preocupação da justiça do trabalho e dos julgadores com a forma de julgar, porque o que ocorria normalmente e ainda ocorre é a vítima de qualquer tipo de assédio, especialmente a mulher, quando buscava a justiça, ela era mais uma vez vitimizada, não tendo o caso devidamente considerado, valorado e julgado — disse.
Segundo a presidente da ABRAT, a justiça do trabalho “precisa se adequar e se humanizar”:
— O julgamento não é uma questão estática, o processo não é um fato isolado, um processo posto em juízo é uma vida posta em juízo.
Outras temas como acidentes ambientais, direito constitucional do trabalho, contratos e processos de trabalho, e sindicalismo também farão parte da programação do congresso. O ministro do TST Antonio Fabrício Gonçalves palestrará sobre a litigiosidade trabalhista.
No evento, também será lançado o livro “Advocacia Trabalhista e suas histórias – contando causos”, organizado por Benizete Ramos de Medeiros, que traz relatos da advocacia trabalhista.
Leia também
Bombeiros vão investigar a causa do incêndio que vitimou idosa em prédio de Florianópolis
Caminhão com problemas mecânicos complica trânsito no Norte da Ilha, em Florianópolis