Como Palhoça pretende alcançar 100% de cobertura do saneamento básico
A Prefeitura de Palhoça anunciou, na terça-feira (13), a nova empresa responsável pelo saneamento básico do município. A Aegea assumiu o compromisso de investir cerca de R$ 1,5 bilhão para garantir que 100% dos moradores tenham acesso ao saneamento básico. A população também deve ter 15% de desconto na tarifa de água e esgoto a partir da administração da concessão pública. O processo deve levar cerca de um ano. As informações são do repórter Zé Maia para o Notícia na Manhã, da CBN Floripa.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Atualmente, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento, 85% da população de Palhoça não tem coleta de esgoto. A contratação da empresa, que venceu o Pregão Público da Concessão de Saneamento Básico, visa a adequação ao Novo Marco do Saneamento, uma lei aprovada em 2021 para solucionar desafios no fornecimento de água.
A Aegea ainda ofereceu o total de R$ 238 milhões em investimentos públicos. O fornecimento de água e esgoto era responsabilidade da Prefeitura desde 2007, com a Secretaria Executiva de Saneamento (SAMAE). Agora, a nova empresa vai utilizar a estrutura já existente da secretaria, que deve continuar responsável por alguns serviços, como o recapeamento do asfalto do município.
Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.
Leia também
Ônibus quebra, trava BR-101 em Itajaí e causa transtornos a outras rodovias
Moradores reclamam de falta de ônibus um dia após confusão nos Ingleses, em Florianópolis