Como fica o mandato de Eduardo Bolsonaro com a licença

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, nessa terça-feira (18), que vai se licenciar do mandato. Ele busca ficar nos Estados Unidos e “buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos”. Até o momento, nenhum pedido foi protocolado.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Para que a licença seja concedida, o deputado precisa protocolar um pedido junto à Câmara e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), deve deferi-lo. Depois, o afastamento é publicado no Diário Oficial da Câmara dos Deputados.
O deputado alega que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), é alvo de perseguição no Brasil, assim como os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.
Eduardo era cotado para assumir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara (Creden). A ideia seria usar o cargo para uma aproximação institucional com o governo dos EUA, comandado por Donald Trump. A comissão é responsável pelas relações diplomáticas e consulares com governos e entidades internacionais.
Sem Eduardo, o deputado Luciano Zucco (PL) deve ser indicado para assumir o cargo. A liderança do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados disse que ainda não sabe quem pode ocupar o lugar do deputado na comissão. Também são cotados os deputados Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL)e Filipe Barros (PL).
*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações da CNN Brasil e d’O Globo
Leia mais
Feirão oferece oportunidade de negociação para 146 mil dívidas em SC; veja se é seu caso