Início » CBN Floripa » Cotidiano

Com uso de inteligência artificial, sistema da Polícia Civil registrou mais de 47 mil denúncias em um ano

Denúncias de maus-tratos a animais lideram o ranking
03/09/2024 - 10:13
(Foto: Divulgação, Polícia Civil)
Denúncias foram recebidas por telefone, pelo site e por Whatsapp (Foto: Divulgação, Polícia Civil)
Com uso de inteligência artificial, sistema da Polícia Civil registrou mais de 47 mil denúncias em um ano
00:00 / 00:00
03/09/2024
forward 10 Play forward 10

Desde agosto de 2023, denúncias de maus-tratos a animais, tráfico de drogas e envolvimento de menores em atos ilícitos fazem parte das 47.446 denúncias registradas no Sistema Único de Denúncia da Polícia Civil de Santa Catarina. As informações foram repassadas no Jornal da CBN nesta terça-feira (3).

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O sistema, criado pela Gerência de Tecnologia e Informação da Polícia Civil catarinense, tem como objetivo centralizar as denúncias em um banco de dados para que as informações sejam analisadas. As queixa são recebidas pelo Disque Denúncia (181), que atendeu 30.054 ligações, pelo site (14.490 registros), e também pelo Whatsapp, que recebeu 2.739 mensagens.

Os registros são feitos por meio de inteligência artificial. Ao todo, a Polícia Civil recebeu 5.428 denúncias de maus-tratos a animais, tema com mais recorrência entre os registros.

Além do tráfico de drogas (4.259) e envolvimento de menores em atos ilícitos (3.589), temas como a violência doméstica, com 1.533 denúncias, corrupção, com 1.492 ocorrências, e pornografia infantil, com 978 denúncias, também estiveram presentes nos canais.

O delegado-geral, Ulisses Gabriel, explica como funciona o registro das denúncias pelo telefone 181, que trabalha com mais agilidade com a inteligência artificial.

— As ligações pelo 181 são recebidas, gravadas e degravadas através de um sistema que faz parte do Sistema Único de Denúncias. A partir do momento que a denúncia chega com o nome de pessoas, números de placas, nós já temos uma sistemática também que busca todas as informações nos bancos de dados, permitindo que haja uma agilidade importante no atendimento — disse.

Leia também

Conheça a culinária coreana que vem fazendo sucesso em Florianópolis

Saiba como controlar o LDL, conhecido como colesterol ruim