Início » CBN Floripa » Cotidiano

Clima seco em SC pode piorar cenário de rinites e doenças alérgicas

Clima seco é provocado pela baixa umidade do ar
12/09/2024 - 10:05
(Foto: Banco de Imagens)
Sintomas podem piorar com o clima seco (Foto: Banco de Imagens)
Clima seco em SC pode piorar cenário de rinites e doenças alérgicas
00:00 / 00:00
12/09/2024
forward 10 Play forward 10

Quarto limpo, colchão forrado com capa impermeável… Tudo para evitar os ácaros, o principal causador da rinite. Porém, outro fator que vem causando a piora dessa e de outras alergias é o clima seco, presente em Santa Catarina nos últimos dias. O membro do departamento cientifico de rinite da Associação Brasileira de Alergia João Vianney Brito de Oliveira participou do Boa Tarde CBN desta quarta-feira (11) para falar sobre como o clima atual influencia na doença.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Santa Catarina tem enfrentado umidade abaixo de 30%, com regiões do Estado chegando a 20%. Além disso, as altas temperaturas, associadas às fumaças das queimadas que acontecem por todo o Brasil e chegam até o Sul do país, tornam o ar cada vez mais propício às doenças respiratórias e alérgicas.

O clima seco, de acordo com Oliveira, provoca o ressecamento da mucosa que reveste o nariz, tornando-a mais sensível. É por meio do muco que o ar é filtrado e umidificado ao entrar para o corpo.

— Esse clima seco é muito ruim, atrapalha muito a respiração, principalmente do nariz. O clima seco faz com que o núcleo, que faz uma drenagem o tempo inteiro dessa secreçãozinha, o nariz é um filtro, ele limpa e umidifica o ar. Então, quando não está funcionando bem o nariz, devido a esse clima seco, esse ar não vai ser filtrado tão bem, não vai ser umidificado — explicou.

Os sintomas mais comuns da rinite são a congestão nasal, espirros e a coriza forte, mas a partir da rinite outras doenças podem surgir. Segundo Oliveira, a doença, que atinge cerca de 25% a 30% da população, também provoca doenças como conjuntivite, otite média, sinusite e asma.

— Se você não cuidar bem da rinite, você não só vai ter esse desconforto, como você vai piorar, agravar e desencadear outras doenças — alertou.

Para controlar a rinite, que é uma doença genética, é importante manter o ambiente com a limpeza adequada, segundo ele. Na crise, o mais comum é realizar a lavagem nasal.

— Mas é muito importante saber fazer a lavagem nasal e isso depende da idade, da doença e gravidade, não é todo mundo que vai lavar da mesma forma — disse.

Rinite x gripe

A rinite e a gripe tem vários sintomas semelhantes, como espirros, coriza e congestão nasal. Porém, a gripe manifesta algumas características diferentes, como a febre, dor no corpo, dor na garganta e na cabeça.

— A rinite, geralmente, é mais a congestão nasal, aquela coriza, aquela secreção branquinha, escorrendo o tempo inteiro — explicou.

Leia também

Senai em SC promove capacitações para o mercado de trabalho para jovens desde o ensino médio

Moradores relatam problemas na coleta de lixo no bairro Capoeiras, em Florianópolis