Cidade de SC recupera valores após ataque hacker tentar desviar R$ 40 milhões
Foram concluídas as medidas administrativas adotadas para a recuperação dos recursos públicos que tinham sido alvo de movimentações financeiras não reconhecidas no município de Jaraguá do Sul. Em 23 de abril deste ano o setor de Contabilidade da prefeitura havia identificado tentativas de de transferências e pagamentos sem o devido procedimento legal, após um ataque hacker.
De acordo com o executivo municipal foram feitas três investidas com o intuito de desviar cerca de R$ 40 milhões. Do total, em torno de R$ 28 milhões foram bloqueados, o que impediu o desvio dos recursos.
Nesta segunda-feira (15), a prefeitura informou que os valores foram integralmente recompostos aos cofres públicos com atualizações financeiras aplicáveis. Assim, não houve prejuízo financeiro ao município.
Isso ocorreu, pois, segundo a prefeitura, desde primeiro momento a Administração Municipal adotou todas as medidas cabíveis para proteção dos recursos públicos, incluindo procedimentos de apuração interna, comunicação às autoridades competentes e adoção das providências necessárias para assegurar a recuperação integral dos valores.
Entenda o caso
Após identificar movimentações financeiras não reconhecidas em 23 de abril deste ano, o setor de Contabilidade da prefeitura realizou bloqueios e contatou as autoridades policiais para que o caso fosse investigado.
A Diretoria de Tecnologia da Informação fez uma varredura nos sistemas internos da Prefeitura e identificou que nenhuma ação foi feito de dentro da Prefeitura ou de computadores ligados ao órgão público.
— Ficou claro que houve um acesso externo no software da instituição bancária, responsável por fazer pagamentos. Sendo assim, o Município tomou as devidas precauções, fez uma notícia crime junto à Polícia Civil e encaminhou esses protocolos à Polícia Federal — esclareceu o chefe de Gabinete, João Berti, em abril deste ano.
*Sob supervisão de Vitória Hasckel