Início » CBN Floripa » Cotidiano

Celesc tem 10 dias para justificar atraso nas faturas, diz MP

Consumidores relatam dificuldades tanto no atendimento presencial quanto no sistema digital da companhia
28/01/2025 - 12:46 - Atualizada em: 28/01/2025 - 12:46
celesc mpsc
Celesc reconheceu que o novo sistema comercial apresenta falhas (Foto: Divulgação)
Celesc tem 10 dias para justificar atraso nas faturas, diz MP
00:00 / 00:00
28/01/2025
forward 10 Play forward 10

A Celesc tem 10 dias para apresentar explicações ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sobre os atrasos na entrega de faturas e cobrança de valores considerados exorbitantes. Consumidores da Grande Florianópolis têm encontrado dificuldades tanto no atendimento presencial quanto no sistema digital da empresa.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Cerca de 140 mil consumidores vem sendo afetados por instabilidades no novo sistema comercial da companhia de energia elétrica de Santa Catarina, implementado em maio de 2024. A empresa deve esclarecer à 29ª Promotoria de Justiça da Capital as razões dos atrasos e que medidas estão sendo adotadas para resolver as questões.

O Procon Estadual de Santa Catarina também foi notificado e deverá informar se há processos administrativos em andamento, relacionados a essas reclamações. O órgão tem um prazo de 20 dias para responder.

A Celesc reconheceu que o novo sistema digital, lançado com a promessa de maior agilidade e segurança, apresenta falhas. A empresa afirmou que foi notificada pelo Ministério Público e que responderá no prazo estipulado.

Em nota publicada no site da companhia, o diretor comercial Vitor Lopes Guimarães afirma que os consumidores com problemas nas faturas não terão o fornecimento de energia cortado. “Conforme forem tratadas, essas faturas serão disponibilizadas nos canais digitais da Celesc, com novos prazos para pagamento”, diz no comunicado.

Até o momento, a orientação é para que os clientes aguardem pelas faturas no aplicativo da Celesc; no site da companhia; pelo número de WhatsApp (48) 99860-0067; ou pelo telefone 0800 048 0120.

Leia também

Instabilidade no sistema de faturamento será resolvida até o fim de janeiro, garante Celesc

“Explosão” de furtos de hidrômetros acende alerta para a Casan na Grande Florianópolis

Destaques CBN