Caso raro: bebê prematuro sobrevive após nascer com 23 semanas em Florianópolis

O pequeno Noah nasceu prematuro extremo, com apenas 23 semanas e 5 dias, pesando 635 gramas, em outubro de 2024. Filho de Dheryolynny Silva Campos, o bebê nasceu na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O pequeno desafiou as estatísticas e é o primeiro com tal idade gestacional a receber alta hospitalar na unidade. Bebês prematuros nascidos entre 22 e 23 semanas de gestação enfrentam dificuldades significativas devido aos limites de viabilidade.
— A partir do momento em que entrei na UTI, fui muito acolhida. Foi um momento bastante vulnerável. Os profissionais foram essenciais, o que eles fazem pela saúde dos bebês é incrível. O fato também de acolherem as mães, dar apoio, inclusive psicológico, é grandioso. A gente não perde o medo, mas aprende a enfrentar com mais serenidade —, conta Dheryolynny.
No Brasil, a taxa de sobrevivência em casos de bebês nascidos antes de 25 semanas é de, aproximadamente, 50%. Além disso, a taxa diminui quanto menor for a idade gestacional.
Veja fotos do bebê prematuro de 23 semanas





— É uma situação incomum. No caso do Noah, a evolução dele foi um dia após o outro. Para toda a equipe multidisciplinar que participou dos cuidados, foi um grande desafio e um aprendizado constante. Agora, com esse desfecho favorável, além de tudo isso, sentimos orgulho por termos conseguido entregar à família o Noah em uma condição de saúde positiva —, comenta o chefe do Serviço de Neonatologia, Gean Carlo da Rocha.
O tratamento de Noah contou com suporte de uma equipe multidisciplinar e especialistas de fora do país. A enfermeira chefe da UTI Neonatal, Susian Cássia Liz Luz, explica que o trabalho com bebês prematuros exige cuidado e foco de toda a equipe.
A Maternidade Carmela Dutra integra a rede própria da Secretaria do Estado da Saúde. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar dedicada ao suporte em tratamentos clínicos, incluindo fisioterapia, fonoaudiologia, radiologia, serviço social, psicologia, nutrição e farmácia.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia mais
Morro dos Cavalos amanhece com filas quilométricas e pista interditada em Palhoça