Casan inicia recuperação de dunas do entorno da Lagoa da Conceição em Florianópolis
A Companhia Catarinense de Água (Casan) realiza, a partir desta semana, a recomposição do relevo de dunas do entorno da Lagoa de Evapoinfiltracao do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O trabalho será feito com a areia do fundo da lagoa, conservada desde o rompimento em 2021, que causou danos ambientais à Lagoa da Conceição e à comunidade do local.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Com as dunas recompostas, o próximo passo será recuperar a vegetação de restinga. Para isso, será realizada a transposição do solo de outros locais próximos, a colocação de mudas, touceiras – parte da planta que permanece viva e que é utilizada para reintroduzir outras plantas – e serapilheira para fertilizar o solo.
As ações fazem parte do Plano de Recuperação Ambiental da Casan, que vem sendo executado desde o rompimento para “dar segurança para a população que vive próxima à Lagoa de Evapoinfiltração e também para recuperação ambiental da região”, de acordo com a gerente de Meio Ambiente da Casan, Andreia Senna. O investimento total chega ao valor de R$ 27 milhões.
Segundo a companhia, a região já recebeu um muro verde de contenção e passou por um processo de dragagem do fundo lamo-arenoso. Também foi feita a modernização da Estação de Tratamento de Esgotos para tratamento terciário, a avaliação de taludes de dunas com estudos geotécnicos, hidrológicos e hidráulicos e ações para garantir a estabilidades das dunas, com monitoramento e conservação posterior.
Veja fotos do rompimento da lagoa artificial de tratamento de esgoto da Casan
Leia também
Justiça determina medidas para combater poluição na Lagoa da Conceição em Florianópolis
“Não houve aumento abusivo no preço dos combustíveis”, garante Procon de Florianópolis