Carros elétricos ganham espaço em Joinville com novo eletroposto
A crescente popularidade dos carros elétricos está transformando o cenário urbano. Com um marketing agressivo, esses veículos já fazem parte do presente. Em Joinville, motoristas de aplicativos adotaram rapidamente essa tecnologia, impulsionando a necessidade de infraestrutura adequada para recarga.
Pensando nessa necessidade, o empresário Jonathan da Silva, sócio-proprietário da Joy Energy inaugurou no mês passado, em Joinville, o primeiro eletroposto com conveniência do país. Equipado com carregadores de 40 kW, permite que um carro elétrico seja recarregado em 30 a 40 minutos. Durante a espera, os motoristas podem aproveitar a conveniência para tomar um café ou fazer um lanche.
Em entrevista à CBN Joinville, Jonathan falou sobre o aumento desse tipo de demanda na cidade.
— Nosso eletroposto atende tanto motoristas de aplicativos quanto aqueles que estão apenas de passagem na cidade. A autonomia dos veículos aumentou de 200 km para 450 km nos últimos anos. Além disso, a infraestrutura de pontos de recarga está se expandindo no Brasil — explica Jonathan.
Para viagens longas, como de Joinville a São Paulo, já existem três pontos de recarga ao longo do trajeto.
A Joy Energy, que já atua há mais de quatro anos no mercado de energia solar, também oferece um sistema autossustentável em seu eletroposto, com placas de energia solar. A economia é um fator determinante para a adoção dos carros elétricos. Segundo Jonathan, a economia chega a até 75% comparada aos carros a combustão.
— Enquanto o litro de gasolina custa cerca de R$ 6,00, a recarga elétrica residencial custa em torno de R$ 0,80 por kWh — explica.
Estudos indicam que, até 2030, 25% da frota nacional será elétrica, e esse número pode chegar a 58% em 2040. “Estamos em um caminho sem volta”, afirmou o sócio da Joy Energy.
Leia também
Casos de OVNIs no Brasil são cada vez mais frequentes, revela especialista
Divergência política não interfere nos investimentos em SC
Após neve, meteorologista prevê elevação das temperaturas a partir de quarta-feira