Início » CBN Floripa » Cotidiano

Campanha nacional de coleta de DNA aumenta esperança de localizar desaparecidos em SC

Campanha vai até o dia 30 deste mês
26/08/2024 - 18:56
Joinville é uma das cidades com maior número de desaparecidos (Foto: PCSC, Divulgação)
Campanha nacional de coleta de DNA aumenta esperança de localizar desaparecidos em SC
00:00 / 00:00
26/08/2024
forward 10 Play forward 10

Joinville iniciou, nesta segunda-feira (26), uma campanha nacional para a identificação de pessoas desaparecidas. A ação envolve a coleta de DNA de familiares para auxílio na localização. Em Santa Catarina, há aproximadamente 1.600 desaparecidos. Joinville é uma das cidades com maior número, contabilizando 158 casos.



O delegado Wanderley Redondo, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas de Santa Catarina, destacou a importância da campanha durante entrevista à CBN Joinville.

— Com essa campanha nacional e a integração de todos os estados, os perfis genéticos vão para o banco nacional de dados, facilitando a localização de pessoas desaparecidas — afirmou o delegado.

Segundo ele, a troca de informações entre os órgãos é automática. Exemplificou ainda com um caso de 2019, onde o DNA de uma pessoa desaparecida em Santa Catarina foi identificado em um corpo sem identificação no IML do Rio Grande do Sul.

Números de desaparecidos nas maiores cidades de SC

Florianópolis: 176 desaparecidos
Joinville: 158 desaparecidos
Itajaí: 73 desaparecidos
Balneário Camboriú: 64 desaparecidos

A delegacia trabalha com diversas frentes para localizar os desaparecidos, incluindo investigações sobre conflitos familiares, problemas de drogadição e pessoas residindo em outros locais. Em média, 35 pessoas são enterradas como indigentes anualmente no estado. A coleta de DNA desses corpos é fundamental para alimentar o Banco Nacional e ajudar nas identificações.

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.

Leia também

Projeto de SC usa tecnologia para proteção de golfinhos no Brasil; ouça entrevista

Divergência política não interfere nos investimentos em SC

Campanha nacional é realizada para identificação de pessoas desaparecidas