Câmara de Vereadores de São José barra aumento na taxa de lixo após pressão popular
A Câmara de Vereadores de São José rejeitou, nesta terça-feira (17), um projeto de lei complementar que previa o aumento da taxa de lixo no município. A proposta, apresentada pela Prefeitura, pretendia elevar a alíquota de 1,05% para 2,1% para residências e até 4% para comércios.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Em um primeiro momento, a proposta chegava a dobrar a taxa atual de lixo no município. A expectativa de aumento gerou forte oposição popular, com um abaixo-assinado liderado pelo vereador Cryslan (NOVO) que, em uma semana, contou com mais de três mil assinaturas.
A Prefeitura então voltou atrás e apresentou um substitutivo global, com a atual proposta rejeitada pela Câmara nesta terça. Como se tratava de um projeto de lei complementar, era necessário maioria absoluta, ou seja, dez votos favoráveis, para aprovação.
Na primeira sessão, que aconteceu na segunda-feira, a maioria dos vereadores votou a favor do reajuste. Na segunda sessão, a proposta foi rejeitada por nove votos a favor contra oito desfavoráveis à decisão.
A Prefeitura de São José argumentava que o aumento era necessário devido ao déficit de R$ 7 milhões para cobrir os custos do serviço de coleta de lixo, não reajustado além da inflação desde 2005. Até o momento, a Prefeitura não informou quais serão os próximos passos após a rejeição do projeto.
Leia também
Jovem é encontrado morto a tiros dentro de casa em São José
Roteiro do Guia Manezinho em Florianópolis é escolhido um dos melhores do Brasil