Início » CBN Floripa » Cotidiano

Avenida paradisíaca é a rua mais perigosa para motoristas e pedestres em Florianópolis

Mapa de calor divulgado pelo Detran mostra estimativa de acidentes por localidade em 2024
11/02/2025 - 12:26 - Atualizada em: 11/02/2025 - 12:48
transito
Colisão com outro veículo é a principal causa de acidentes (Foto: Lucas Amorelli, Arquivo NSC)

Em 2024, Florianópolis registrou 21.400 acidentes de trânsito, sendo 51 deles com vítimas fatais. Um mapa de calor, divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), apontou a Avenida Beira-Mar Norte, no Centro da Capital, como o local com mais registros de ocorrências no último ano na capital catarinense.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O painel do Detran utiliza dados coletados pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A reportagem utilizou dados atualizados pela PMSC em 7 de janeiro de 2025 e pela PRF em 31 de dezembro de 2024.

Somente os sinistros com informações de GPS são exibidos no mapa de calor. Os óbitos computados pelo painel são apenas os ocorridos no momento do acidente.

De acordo com o Detran, a concentração de acidentes na região central se mantém pelo menos desde 2019, quando os dados passaram a ser compilados. As outras regiões com mais registros de ocorrências são o Continente e o Norte da Ilha.

Na Avenida Beira-Mar Norte, cerca de 170 acidentes foram registrados em 2024. Os trechos com mais registros são o cruzamento com a Avenida Mauro Ramos e a ligação entre o bolsão da Casan e a avenida principal. Os dados que constam na plataforma são aproximados.

Veja fotos dos locais

Tipos de acidente

Colisão com outro veículo é a principal causa de acidentes na Capital. Em 2024 foram 5.338 ocorrências dessa natureza. A lista segue com colisão com objeto (370), atropelamento de pedestre (365), queda de ocupante de veículo (291) e saída de pista (114).

Ainda foram registrados 84 casos de colisão com objeto móvel, 57 de capotamento, 37 de tombamento, 10 de saída de leito carroçável, cinco de engavetamento, três de incêndio e 89 de outra natureza. Além disso, 10.734 casos sem especificações.

Em relação ao tipo de veículo, ocorrências com automóveis (carros) foram as mais registradas, com 13.951 no total. Motocicletas vêm em seguida, com 3.532 acidentes. Já caminhonetes e caminhonetas ficam em terceiro lugar, com 2.761 registros.

Meses com mais acidentes

Segundo os dados do Detran, dezembro foi o mês com o maior número de acidentes em 2024. Foram 2.030 ocorrências registradas em Florianópolis. Os meses de outubro, com 1.945 incidentes, e novembro, com 1.895, completam o ranking.

Confira a quantidade de acidentes por mês:

Anos anteriores

Os dados são compilados pelo Detran desde 2019. De lá para cá, mais de 100 mil acidentes foram registrados em Florianópolis. Além disso, a cidade vive uma crescente no número de ocorrências desde 2021. Veja os registros de cada ano:

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade de Florianópolis afirmou que está se dedicando à análise das questões de trânsito e mobilidade, e construindo um espaço para a articulação de ações e projetos de melhoria.

De acordo com a secretaria, a prefeitura adota medidas preventivas de policiamento no trânsito, como a presença da Guarda Municipal; a intensificação das blitz de Lei Seca; a melhoria da sinalização; e a manutenção constante das condições da via. Confira na íntegra:

“A recém criada Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade de Florianópolis está se dedicando à reunião e análise de todos os dados, informações e estudos produzidos sobre questões de trânsito e mobilidade e construindo um espaço para a acompanhamento e análise destas informações para a proposição e articulação de ações e projetos de melhoria.

Os acidentes de trânsito têm um espaço de destaque nesta questão por vários motivos: a perda de vidas, as sequelas decorrentes das lesões, o custo do atendimento médico hospitalar e também pelo impacto produzido na fluidez de trânsito. A base de dados do Detran/SC é uma das bases de dados utilizadas neste acompanhamento e sua análise permite indicar locais e contextos de maior incidência de sinistros de trânsito.

No caso da Avenida Beira-Mar Norte, levando em consideração os números referentes a 2024, alguns aspectos chamam a atenção demandando atenção. Tanto os acidentes com óbito como os acidentes sem óbito ocorrem nos principais cruzamentos e intersecções ou nas suas imediações, destacando-se o cruzamento da avenida Beira-Mar Norte com a avenida Mauro Ramos, saída da faixa de aceleração de acesso do Bolsão da CASAN à Avenida Beira-Mar, saída da faixa de aceleração de acesso do Bolsão do Trapiche à Avenida Beira-Mar e alça de acesso à Ponta Colombo Salles.

Com base nestas informações, a Prefeitura de Florianópolis tem adotado algumas medidas preventivas, entre elas a realização de policiamento preventivo de trânsito, com a presença preventiva da Guarda Municipal, para redução dos acidentes relacionados a excesso de velocidade; intensificação das blitz de Lei Seca, para redução dos acidentes relacionados ao uso de álcool por motoristas; melhoria da sinalização vertical e semafórica, para melhor informação aos motoristas; manutenção constante das condições da via e sinalização horizontal, para melhor informação aos motoristas.”

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

De Norte a Sul, conheça as belezas e encantos das praias de Florianópolis

Semana do Cinema tem filmes por R$ 10 na Grande Florianópolis; veja onde e o que assistir

Destaques CBN