Aurora boreal catarinense? Entenda o fenômeno que iluminou os céus da Grande Florianópolis

Um fenômeno semelhante à aurora boreal, muito comum nos países próximos ao Polo Norte, iluminou os céus da região da Grande Florianópolis. O flagra foi registrado por fotos e divulgado nas redes sociais, nesta quarta-feira (28).
Em fotos divulgadas no perfil oficial, o Governo do Estado explicou que o fenômeno se chama aurora astral — semelhante às auroras boreais, mas frequente hemisfério sul.
O fenômeno aconteceu no final de semana. As imagens em questão foram tiradas em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. (Confira abaixo os registros do fenômeno)
Como foi a aurora astral?
O fenômeno causou grande repercussão nas redes sociais. “Que eu lembre sempre existiu aurora austral, mas com menos frequência”, disse uma moradora. “Registros incríveis!”, escreveu outro.





O que é a aurora austral?
De acordo com observações da NASA, a Aurora Austral se move mais perto do Sol, enquanto a Aurora Boreal continua na mesma posição. Acreditou-se por um tempo que as auroras são como espelhos uma da outra.
No entanto, para Timothy Stubbs, do Centro Espacial de Goddard, da Nasa, o campo magnético da Terra não é perfeitamente bipolar e isso gera a diferença entre as auroras.
*Sob supervisão de Nicoly Souza