Início » CBN Floripa » Cotidiano

“Ataque covarde”: Ministério da Cultura critica agressão a Marcelo Rubens Paiva

Ministério se solidarizou com Marcelo, classificando o autor como um "grande nome da nossa história e cultura"
24/02/2025 - 13:41 - Atualizada em: 24/02/2025 - 13:41
Marcelo Rubens Paiva participava do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta quando foi atacado (Foto Redes sociais, Reprodução)

O Ministério da Cultura (MinC) se manifestou sobre a agressão contra Marcelo Rubens Paiva. O autor da obra Ainda Estou Aqui atuava como porta-estandarte no desfile do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, na tarde do último domingo (23), em São Paulo (SP). As informações são do Metrópoles.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Em publicação no Instagram, o MinC se solidarizou com Marcelo, classificando o autor como um “grande nome da nossa história e cultura”. A ministra Margareth Menezes ainda denunciou a agressão, afirmando repudiar “todo e qualquer ato de violência”.

“O autor (…) foi alvo de um ataque covarde (…) Além de injustificada, a agressão se deu em meio aos já tradicionais festejos de blocos carnavalescos – comemoração que ganha cada vez mais força em todo o país, sobretudo na capital paulista. O objetivo do Carnaval é a diversão, o respeito mútuo e a ocupação da cidade de forma gratuita e acessível”, disseram.

INSS libera informe de rendimentos; veja como acessar

“É triste receber a notícia que Marcelo, usando uma máscara da atriz Fernanda Torres, e durante os vários motivos que temos para comemorar sua vida, resistência e obra, tenha sido alvo dessa situação. (…) O MinC espera que esse triste episódio seja um caso isolado e que todas as pessoas sejam capazes de aproveitar essa festa de todos e para todos com alegria e respeito”, finalizou a nota.

A Secretaria da Segurança Pública foi procurada para saber se foi preenchido boletim de ocorrência da agressão, mas não foi localizado registro. Mesmo assim, segundo a pasta, a autoridade policial está analisando as imagens para identificar o autor da agressão.

Veja a publicação do Ministério da Cultura

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ministério da Cultura (@minc)

Entenda o caso

Marcelo Rubens Paiva, autor do livro Ainda Estou Aqui — que inspirou o filme homônimo que concorre a três estatuetas no Oscar — foi atingido no rosto por uma mochila. Uma lata de cerveja também foi arremessada em sua direção, momentos antes.

Um homem também mostrou o dedo do meio para o escritor, que avançou com a cadeira de rodas para cima das grades. Diversos seguranças tentaram conter a confusão.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia mais

“A gente não vive mais numa democracia”, afirma Carlos Bolsonaro aos prantos

Bolo envenenado: Deise foi responsável por quatro mortes no RS, conclui polícia

O que se sabe sobre a internação de Whindersson Nunes

Destaques CBN