Início » CBN Joinville » Cotidiano

Área nobre cria outra Joinville dentro da mesma cidade

Imediações da Otto Boehm têm perspectiva para oito novos prédios
31/03/2025 - 11:42 - Atualizada em: 31/03/2025 - 11:42
Região que engloba a Quadra Cultural, em Joinville (Foto: Carlos Junior, NSC Total)

A lei que criou a “Quadra Cultural” em Joinville em 2023 promove uma transformação arquitetônica na região formada pelos arredores da Rua Otto Boehm, com perímetro até parte da Eusébio de Queiroz. O entorno da Aquidaban até a Henrique Meyer também faz parte do mapa da operação urbana consorciada. 

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Uma simples caminhada por esta região dá a sensação de que se está em outra cidade. Mas não, o fato é que a nova legislação trouxe um estímulo maior para novos empreendimentos dentro da seguinte dinâmica. Os valores das outorgas, quando um prédio precisa pagar para construir acima da cota, são reinvestidos nessa quadra.

Veja fotos da área nobre de Joinville dentro da Quadra Cultural

É nessa região que neste momento está em construção o prédio projetado para ser o maior de Joinville, o Opera, com 30 andares e 126 metros de altura. O prédio foi autorizado antes da lei, mas o valor da outorga pago é de R$ 1,7 milhão, apenas para se ter uma ideia do volume de investimentos que pode ser incentivado para essa região.

Uma condição que garante ao menos outros oito novo prédios para a quadra cultural, conforme informações do secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, Marcel Virmond Vieira, ao NSC Total.

A condição para o desenvolvimento está estabelecida com recursos reinvestidos em equipamentos públicos na mesma região, trazendo o cenário do “mundo ideal” para essa localidade. 

Agora, é entender, buscar modelos que consigam levar essa condição ideal para outras regiões da cidade, que estão muito distantes dessa realidade, em condições precárias sem infraestrutura básica como o mínimo acesso ao saneamento.

Leia mais

Joinville bate cabeça, mas avança em formatação da política para pessoas em situação de rua

Instituição revela proporção de joinvilenses entre as pessoas em situação de rua na cidade

Governo entende que unidades de pronto atendimento médico dão conta do recado em Joinville

Destaques CBN