Aprovado o Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha em Santa Catarina; saiba qual
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que institui o Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha, marcado para 1º de maio. A data tem origem no Campeche, em Florianópolis, onde em 2006, o pescador artesanal e líder comunitário, Seu Getúlio, iniciou a tradição do “primeiro lanço”.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Em 2019, a cerimônia desempenhou um papel na obtenção do termo de registro da pesca artesanal da Tainha como patrimônio cultural de Santa Catarina. Embora Seu Getúlio tenha falecido, a tradição persiste e agora é oficializada em todo o estado. A medida busca valorizar a cultura e reconhecer a pesca da Tainha como uma atividade econômica vital para os pescadores do litoral.
O deputado Marquito (Psol), autor do projeto, destacou a importância de preservar o patrimônio imaterial da pesca artesanal:
— Incluir essa abertura no calendário oficial do estado é também fazer com que essa atividade ganhe importância do ponto de vista institucional. Às vezes criar uma data parece irrelevante, porém, pra quem vive essa realidade, pra quem tá nessas comunidades, é muito importante —.
Veja fotos da abertura da safra da tainha de 2024
Leia também
Justiça determina medidas para combater poluição na Lagoa da Conceição em Florianópolis
São José realiza obras preventivas em rios e córregos para evitar enchentes