Após neve, meteorologista prevê elevação das temperaturas a partir de quarta-feira
Santa Catarina registrou neve em cinco cidades durante o último final de semana, conforme informou Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram, em entrevista a CBN nesta segunda-feira (26). Apesar da previsão de um frio rigoroso, a massa de ar polar não foi a mais intensa do inverno deste inverno até agora, mas trouxe condições de umidade que favoreceram a ocorrência de neve, em cidades como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Lages, todas localizadas na Serra catarinense.
Gilsânia destacou que a temperatura mínima registrada foi de -3,3 °C em Urupema. Ela explicou que, para a ocorrência de neve, embora seja associada as temperaturas muitos baixas, é necessária uma combinação de temperaturas próximas de zero e umidade nas camadas superiores da atmosfera — explica.
Cruz, ainda comentou que a massa de ar polar também impediu a formação de nevoeiros marítimos e a chegada de fumaça de queimadas ao sul do Brasil — observa a meteorologista. Com o predomínio do vento sul, a qualidade do ar melhorou, especialmente em áreas próximas à Argentina e ao Mato Grosso do Sul.
A partir de quarta-feira (28), a massa polar começará se retirar para o oceano, permitindo, junto ao vento nordeste, a volta de temperaturas mais elevadas — finaliza.
Leia mais
Ouça o comentário de Cléber Grabauska sobre os assuntos do início da semana em Joinville
Surpresa na Primeirona: Aviação derrota o time com a melhor campanha
JEC Futsal vence Jaraguá em jogo eletrizante pela Liga Nacional