Início » CBN Floripa » Cotidiano

Amazon cancela pedidos asiáticos após tarifaço de Trump

As disputas comerciais internacionais entre EUA e China foram consideradas fatores de risco para a companhia ainda em fevereiro.
09/04/2025 - 13:58 - Atualizada em: 09/04/2025 - 13:58
Itens que a Amazon compra diretamente de fornecedores representam cerca de 40% dos produtos vendidos no site (Foto: Banco de Imagens)

Nesta quarta-feira (9), a Amazon.com Inc suspendeu pedidos de diversos produtos fabricados na China e em outros países asiáticos. Os cancelamentos aconteceram como resultado as preocupações tarifarias estabelecidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conforme informações da Globo News.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Ainda não foi informado a extensão das mercadorias afetadas. Fornecedores de produtos eletrônicos, eletrodomésticos e até cadeiras de praias fabricadas na China já passaram pelo cancelamento de pedidos. Na semana passada, uma empresa de produtos de praia que há 10 anos utilizava a plataforma de ecommerce foi surpreendido com um cancelamento inesperado, o que levou a crença de que se tratava de uma reação às tarifas.

A empresa ainda não se pronunciou oficialmente. No entanto, em seu relatório anual de fevereiro, já havia destacado a dependência de fornecedores chineses e os riscos das disputas comerciais internacionais. “Fornecedores baseados na China fornecem partes significativas dos nossos componentes e produtos acabados”, informa o documento oficial da empresa.

Tarifaço de Trump afetou quais países?

A medida do governo americano afeta ao total mais de 180 países e territórios, com variação de taxas de um local para o outro. No Brasil, os produtos fabricados aqui e exportados para os EUA são taxados em 10%

Locais como Taiwan e Tailândia receberam taxas de cerca de 30%, enquanto Vietnã chega a 46% de tarifa e a China alcançou ontem 104% .

Alguns países responderam a situação. Pequim confirmou que cobrará a partir de amanhã taxas adicionais de 34% sobre todos os produtos americanos, além de impor restrições às exportações.

Leia mais

EUA confirmam tarifas de 104% contra a China a partir desta quarta-feira

Homem é morto em acerto de contas por tráfico de drogas, suspeito foge e é achado em Biguaçu

Destaques CBN