Afeto é importante para manter a qualidade de vida na terceira idade, diz especialista
Alguns cuidados são fundamentais para manter a qualidade de vida na chamada “terceira idade”, após os 60 anos. Além dos cuidados físicos, como manter os exames médicos regulares e a prática de exercícios, a atenção emocional também são importantes. É o que diz o médico Gláucio Grando Galli, que participou do #CBN Floripa desta terça-feira (8).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Grando Galli destacou que o termo “terceira idade” pode não refletir mais a realidade de muitos idosos, que se mantêm ativos e engajados.
— Os sessentões, setentões e oitentões… estamos num momento que as pessoas nem sempre estão sentindo o peso da idade — disse.
O médico destacou o que ele chama de sigla ACA: Afeto, Carinho e Amor, sendo tão importantes quanto outras ações para manter a boa forma. Grando Galli incentivou os ouvintes a abraçar seus pais e avós, reforçando que esse contato físico pode melhorar a saúde emocional e física dos idosos:
— Quanto tempo faz que você não abraça o seu pai, a sua mãe, ou seja, aquela pessoa de mais idade? Eu acho que está faltando atenção, ninguém gosta de ser excluído, eu percebo que a família está deixando muito idoso a margem do processo, isso é o pior tipo de situação que pode acontecer —.
Leia também
Feirão de empregabilidade em Florianópolis oferece 800 vagas em 25 empresas
Feirão de empregabilidade em Florianópolis oferece 800 vagas em 25 empresas