Adutora da Casan na Ponte Pedro Ivo Campos será entregue em 2025 em Florianópolis
Os trabalhos para a construção da nova adutora de tratamento de água da Companhia Catarinense de Água (Casan) na Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, iniciaram nesta segunda-feira (16). A obra, que leva um investimento de R$ 11,8 milhões, deve ser liberada para funcionamento em março de 2025. O diretor de operações da Casan, Joel Horstmann, participou do #CBN Floripa para detalhar a obra.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A nova adutora deve ampliar o transporte de água para as regiões da Ilha na temporada de verão. A atual adutora da região central de Florianópolis em funcionamento está localizada na extensão da passarela da Ponte Colombo Salles.
Segundo Horstmann, a adutora terá capacidade para transportar um volume maior de água, com fechamento automático das válvulas de controle e melhorias operacionais para o aumento de vazão de água.
A nova adutora será construída em três etapas, incluindo a desativação da estrutura da ponte Colombo Salles. A primeira etapa está relacionada a construção dos equipamentos de segurança dos trabalhadores que atuarão na obra, com cintos de segurança. Além disso, também será instalado o terço para fixação da adutora. Essa primeira fase, de acordo com o diretor de operações, dele levar em torno de 30 dias para ser concluída.
A segunda etapa será para o transporte dos tubos, que já chegaram no canteiro de obras, na parte continental da ponte. Os tubos serão transportados por toda a extensão da ponte que, ao todo, soma 960 metros de comprimento. Também será nessa etapa que o assentamento será feito, com a interligação da adutora da ponte Colombo Salles.
A última etapa consiste na desativação da adutora da ponte Colombo Salles após um período de teste de 30 dias de operações da nova adutora..
— [Vamos fazer esse teste] para começar a última etapa, que é a desativação da adutora que está na passarela norte da Colombo Salles, que é onde a gente está precisando retirar ela para dar segurança, tanto no transporte de água para o Centro de Florianópolis, como também para poder liberar para a Secretaria de Infraestrutura fazer a demolição dessa passarela — disse.
Quando for feita a interligação entre as duas adutoras, será realizado um fechamento programado do abastecimento de água na região. O fechamento ainda não tem data para acontecer, mas deve acontecer por cerca de 12 horas, em um final de semana para evitar maiores transtornos. Segundo o diretor de operações da Casan, as pessoas com reserva em suas residências não terão prejuízos no abastecimento.
Leia também
Nova adutora de água será construída na Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis