Início » CBN Floripa » Cotidiano

“Adote um Bom Velhinho”; Campanha da Dibea de Florianópolis promove a adoção de cães idosos

Cães idosos de porte médio, sem raça definida, são maioria nos canis
14/11/2024 - 09:18
"Adote um Bom Velhinho"; Campanha da Dibea de Florianópolis promove a adoção de cães idosos (Foto: PMF, Divulgação)

A Prefeitura de Florianópolis (PMF), por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), iniciou na quarta-feira (13) a campanha “Adote um Bom Velhinho”. Incentivar famílias da Grande Florianópolis a adotarem ou atuarem como lares temporários de cães idosos no final do ano é o principal objetivo da ação.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Atualmente, a Dibea abriga cerca de 180 cães, sendo 90 deles idosos. Segundo a diretora da Dibea de Florianópolis, Bárbara Becker, os cães idosos, sem raça definida, de porte médio são a maioria nos canis do órgão, já que as famílias normalmente procuram pelos cachorros mais novos de porte pequeno.

— Muitos dos idosos da Dibea estão aqui há mais de cinco, oito anos. A adoção desses animais, mesmo que por pouco tempo, muda toda a vida do cão, que pode conhecer o amor pelo menos uma vez, no fim da vida — afirma a diretora.

Conforme a PMF, os lares temporários garantem que estes animais possam passar seus últimos anos de vida no conforto de uma família, não solitários em um canil. Ao acolher um animal no módulo Lar Temporário, a instituição arca com todas as despesas, como ração e consultas ao veterinário. A responsabilidade do tutor consiste em apenas garantir um lar seguro e confortável para o bichinho.

Todos os animais disponíveis na Dibea estão castrados, vacinados e microchipados. A adoção de um animal contribui também na “liberação de espaço” para que mais bichinhos possam ser acolhidos e cuidados pelo órgão.

Leia também

Veja a importância de escovar os pelos dos animais

Em 2024, 31 golfinhos foram encontrados mortos nas praias de Florianópolis

Destaques CBN