Início » CBN Floripa » Cotidiano

Ações contra dengue e arboviroses são intensificadas para o verão em SC

Primeira reunião foi feita com municípios da Grande Florianópolis. Em outubro, a Secretaria Estadual de Saúde fará reuniões em outras regiões do Estado
24/09/2024 - 15:02
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Ações contra dengue e arboviroses são intensificadas para o verão em SC
00:00 / 00:00
24/09/2024
forward 10 Play forward 10

Nessa segunda-feira (23), o Governo do Estado e os oito municípios da Grande Florianópolis realizaram uma reunião para intensificar as ações contra a dengue para o próximo verão, estação em que os casos aumentam por causa do calor. Cerca de 97,5% dos casos estão concentrados nesta região, considerada prioritária. As informações foram repassadas no Jornal da CBN nesta terça-feira (24).

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O foco da reunião foi nas possibilidades de criar novas estratégias que objetivam a redução da magnitude, da gravidade e dos óbitos provocados pela doença. Além disso, as equipes da Secretaria Estadual de Saúde e dos oito municípios discutiram sobre mobilizações, análise de dados, formação de plano de contingência e a dinâmica do fluxo de atendimentos aos atingidos.

Outros seis reuniões virtuais serão realizadas ainda em setembro e em outubro no Grande Oeste, Nordeste, Sul, Vale do Itajaí e Foz do Itajaí.

Em 2024, já foram confirmados 52.793 focos do mosquito Aedes aegypti em 254 municípios, com 172 municípios sendo considerados infestados, segundo dados da Secretaria de Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, falou sobre o foco de atendimento neste momento ser os municípios que mais estão sobrecarregados por causa do tamanho da população e “pela atenção primária muitas vezes não funcionar da mesma maneira como um município de pequeno porte”.

— Esse ano nós fizemos um repasse de R$ 5 milhões ainda no final do ano passado para 2024 e mais R$ 5 milhões nesse ano para todos os 295 municípios. Mas hoje a Secretaria Estadual de Saúde está querendo debater, inclusive, com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) e prever uma pactuação para pensar um pouco fora da caixa — disse.

Depois, reuniões individuais com municípios serão realizadas para planejamento de estratégias específicas.

Leia também

Microplásticos oferecem riscos a quem frequenta praia de Florianópolis considerada a mais poluída do Brasil

Mais 20 bombeiros de SC são enviados para combate às queimadas no Mato Grosso