Início » CBN Floripa » Cotidiano

Ação em Florianópolis traz conscientização sobre doação de órgãos

Evento é em alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização para a doação de órgãos
20/09/2024 - 11:48
Evento conta com o apoio de diversas empresas de medicamentos (Foto: Zé Maia, CBN Floripa)
Evento conta com o apoio de diversas empresas de medicamentos (Foto: Zé Maia, CBN Floripa)
Ação em Florianópolis traz conscientização sobre doação de órgãos
00:00 / 00:00
20/09/2024
forward 10 Play forward 10

A Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (Apar-SC) está promovendo, nesta sexta-feira (20), mais uma edição de um evento de conscientização sobre doação de órgãos, com informações sobre o tema e disponibilização de exames rápidos ao público. A ação iniciou às 9h e segue até às 16h, em frente ao Terminal de Integração (Ticen) de Florianópolis. As informações são do repórter Zé Maia para o Notícia na Manhã.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Em setembro, há a celebração do Dia Nacional de Doação de Órgãos, no dia 27. O evento conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de empresas de medicamentos. O presidente da Apar-SC, Humberto Mendes, explicou que a ação visa conscientizar a população para a prevenção, passo anterior ao transplante de órgãos.

— Esse é o fundamental que nós estamos fazendo aqui hoje, fazendo exames de glicemia e aferição de pressão, trazendo esse trabalho para a sociedade — disse.

Mendes também falou sobre como o estado de Santa Catarina é considerado uma referência na doação de órgãos, com uma cultura doadora, mas chamou a atenção para a necessidade de “manter essa cultura sempre acesa”.

Conforme o presidente da Apar-SC, os dados mostram que o Estado possui 60 hospitais com pessoas capacitadas pelo SC Transplante para o transplante de órgãos. Santa Catarina também possui automóveis e aeronaves para o transporte.

Segundo ele, 75% das pessoas que fazem hemodiálise hoje no Estado são por doenças silenciosas, com cerca de 500 mil pessoas na fila para transplante, sendo quase 900 para rins.

— Nós transplantados renais estamos aqui trazendo essa discussão, já que a gente passou por essa trajetória. A gente sempre diz que a gente quer devolver pra sociedade aquilo que a gente quer — disse.

Humberto Mendes, presidente da Apar-SC (Foto: Zé Maia, CBN Floripa)

Leia também

Acidentes e chuva causam “caos” no trânsito na Grande Florianópolis

Cardápio variado e preços acessíveis marcam festival gastronômico na Lagoa da Conceição em Florianópolis