Abdômen hostil? O que significa expressão usada para definir problema de saúde de Bolsonaro

O médico Cláudio Birolini, responsável pela cirurgia de 12 horas a qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido no final de semana explicou que o abdômen do político era “hostil”. Explicou ele que o “intestino dele estava bastante sofrido”. Mas o que significa a expressão “abdômen hostil”?
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Segundo o g1, os médicos chamam de abdômen hostil a barriga que apresenta algum tipo de mudança anatômica, como inflamação, cicatriz ou aderência. Esta situação acaba tornando um procedimento cirúrgico mais arriscado e difícil.
Os médicos explicam que o ex-presidente pode ter ficado com o abdômen hostil por conta da facada que recebeu em 2018, durante a campanha eleitoral. O quadro é considerado comum em pacientes que passam por cirurgias abdominais.
Desde o episódio ocorrido há sete anos, Bolsonaro já passou por 11 hospitalizações. A mais recente ocorreu em uma viagem no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11/4). Até esta terça-feira, Bolsonaro segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular de Brasília.