Doces, salgadinhos e simpatia: Conheça o ambulante mais antigo do Centro de Joinville
Joinville, conhecida sua história e cultura, abriga personagens icônicos que fazem parte do cotidiano da cidade. Entre eles está Lenoir, 63, mais conhecido como “Alemão”, um vendedor ambulante que se tornou uma figura emblemática na região central, próximo ao terminal de ônibus.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Há 32 anos, Alemão iniciou sua jornada como ambulante, oferecendo uma variedade de produtos que vão de doces a títulos de capitalização, como a famosa Trimania. A longevidade de seu negócio se deve a um conjunto de princípios que ele considera fundamentais: honestidade, simpatia e disposição para ajudar.
— Eu ajudo o idoso, ajudo o cego, abandono meu carrinho e saio junto — explica Alemão, reforçando a importância de cultivar boas relações com a comunidade.
Ao longo dos anos, a região central de Joinville passou por transformações significativas. O fluxo de pessoas diminuiu, pois muitos serviços antes exclusivos do centro agora são encontrados nos bairros. No entanto, Alemão mantém uma clientela fiel, composta por famílias que visualizam nele mais do que um simples vendedor, mas um amigo de longa data.
Alemão relembra um tempo em que a regulamentação para ambulantes era menos burocrática.
— A gente mesmo escolhia o ponto — comenta, lembrando que em caso de fiscalização, bastava apresentar o papel com a assinatura do prefeito.
Assim como o borracheiro Alemão, que recentemente anunciou sua aposentadoria, Lenoir também considera a possibilidade de se aposentar em breve. — Já encaminhei meu aposento — revela, mas sem pressa de deixar o convívio diário com seus clientes e amigos.
Leia mais
Reeleição e desinteresse eleitoral marcam cenário político em Joinville
“O Melhor da Vida”: Gustavo Todescat fala sobre expansão da Inovar Incorporadora e Construtora
Mateus Batista é o vereador mais jovem eleito em Joinville; conheça o novo parlamentar