Início » CBN Floripa » Cotidiano

Vereador mais antigo do Brasil diz que continuará disputando em SC: “Mais cinco”

Reeleito nas Eleições 2024, Pitanta diz ser o vereador diz ser o mais longevo do país
08/10/2024 - 11:02
Pitanta iniciou sua carreira política aos 20 anos, em 1976 (Foto: Câmera Municipal de Palhoça, Divulgação)
Pitanta iniciou sua carreira política aos 20 anos, em 1976 (Foto: Câmera Municipal de Palhoça, Divulgação)

Mais cinco mandatos. Essa é a meta do vereador reeleito em Palhoça, Nirdo Artur Luz, conhecido como Pitanta. Com a reeleição neste domingo (6), Pitanta completará 52 anos de atuação no legislativo municipal ao final do mandato, que inicia no dia 1° de janeiro de 2025. O vereador recebeu 2.252 votos e segue para o 12° mandato seguido. As informações são do g1 SC.

Aos 70 anos, Pitanta disse ao g1 que não pretende se aposentar da carreira política, que iniciou em 1976, aos 20 anos, com a ajuda de sua mãe, servidora de uma escola na época.

— Meu primeiro mandato quem me elegeu foi minha mãe. Eu nem pedi voto pra ninguém, não sabia nem pedir voto — disse sobre ser eleito em sua primeira eleição, quando era filiado ao Arena.

O vereador, que diz ser o mais longevo do país, destacou que planeja seguir “firme e forte para mais cinco mandatos”, principalmente com seu checkup recente do coração, em que o médico lhe deu mais longos anos de vida.

Pitanta atuou como funcionário público pelo Departamento de Transportes e Terminais (DETER) por quase 38 anos em Florianópolis. Hoje, se encontra aposentado do cargo. O projeto que mais deseja focar neste mandato é a construção da Casa do Autista em Palhoça. Além disso, o vereador também pretende construir um centro multiuso no município.

Ele também já tentou outros cargos, como deputado estadual, mas percebeu que seu lugar mesmo é Câmara de Vereadores.

— Como vereador, eu estou mais perto da comunidade. E eu faço um trabalho muito social com as comunidades mais carentes no sul de Palhoça — destacou.

Nos primeiros dois anos em que foi eleito, seus mandatos foram prorrogados por mais dois anos, o que levou o vereador a ficar no cargo por seis anos.

—Para ser um vereador, não adianta ter dinheiro, tem que ter trabalho. Isso é a coisa mais certa que tem — finalizou.

*Com informações das repórteres Caroline Borges e Clarìssa Batìstela.

Leia também

Carnavalesco, guarda de trânsito e indígena: conheça todos os vereadores eleitos em Florianópolis

Beira-Mar de Barreiros é um dos focos de Orvino Coelho, reeleito prefeito de São José

Destaques CBN