Carnavalesco, guarda de trânsito e indígena: conheça todos os vereadores eleitos em Florianópolis
As 23 cadeiras da Câmara de Vereadores de Florianópolis foram preenchidas após as eleições Municipais de 2024, que ocorreu neste domingo (6). Eles ocuparão o cargo pelos próximos quatro anos. Os nomes foram revelados por volta das 19h40, quando as urnas foram apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A bancada será ocupada por quatro mulheres e tem maior número os candidatos do Partido Liberal (PL).
Os vereadores eleitos na Capital catarinense:
Gemada (PL)
Gilberto Pinheiro, conhecido como Gemada, foi eleito com 6.968 votos. Nascido em Florianópolis, tem 44 anos e está assumindo seu segundo mandato na Câmara. Seu primeiro emprego de carteira assinada foi como cobrador de ônibus, e em seguida motorista. Atuou como diretor da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). E iniciou na carreira política ao se tornar Diretor da Intendência do bairro Campeche, na parte da infraestrutura da Prefeitura de Florianópolis e atuar como presidente do Conselho Comunitário Fazendo do Rio Tavares. Em 2020, em seu primeiro mandato, foi eleito com 1.839 votos.
Manu Vieira (PL)
Manoella Vieira da Silva, conhecida como Manu Vieira, foi eleita com 6.727 votos. Natural da Ilha, tem 42 anos e assume o segundo mandato como vereadora da Capital. É nutricionista por formação e atuou como empresária do ramo alimentício. Atuou como coordenadora da área de Nutrição do Hospital Baía Sul e consultora de negócios. Em 2020, foi eleita com 3.522 votos em seu primeiro mandato.
Afrânio Boppré (PSOL)
Afrânio Tadeu Boppré, ou apenas Afrânio, foi eleito com 6.061 votos. Nascido em Florianópolis, é economista formado pela UFSC e professor, tem 64 anos. Atua na política desde sua graduação, onde ajudou a reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE). Nos anos 80, ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores em Florianópolis. Sua primeira atuação na prefeitura da Capital foi como vice-prefeito eleito em 1992, e quatro anos depois chegou a disputar o cargo da prefeitura no segundo turno, mas não se elegeu. Afrânio atuou como deputado estadual durante dois mandatos, entre 2001 e 2006.
Em 2005, filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) chegando a ser seu presidente nacional em 2010 e 2011. Em 2012 foi eleito vereador de Florianópolis com 3.132 votos pelo PSOL. E em 2016 foi reeleito depois de atingir 5.432 votos.
Carla Ayres (PT)
Carla Simara Luciana da Silva Ayres, conhecida como Carla Ayres, foi eleita com 5.743 votos. Natural de Jales, em São Paulo, tem 36 anos e é formada pela Universidade do Estado de Maringá em Ciências Sociais. Se aliou ao Partido dos Trabalhadores aos 16 anos, e em Florianópolis foi uma das fundadores da ONG Acontece e é uma das organizadoras do Conselho Municipal LGBT e contribui para uma consultoria internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Assumiu como deputada federal suplente, após a licença do deputado Pedro Pedro Uczai, em junho de 2024, e deve permanecer no cargo até o dia 17 deste mês de outubro, quando então volta a ser vereadora em Florianópolis. Em 2020, se tornou a primeira vereadora da história eleita pelo PT em Florianópolis, com 2.094 votos.
Bericó (PL)
João Paulo Ferreira, popularmente conhecido como Bericó, assumiu a cadeira após receber 5.476 votos. Nascido em Florianópolis, tem 42 anos e é presidente fundador do Bloco carnavalesco Unidos do Bericó. Foi eleito presidente da associação de moradores do Rio Vermelho em 2017 e reeleito em 2019. Foi eleito em 2020 com 2.172 votos para o primeiro mandato como vereador.
Dinho (União Brasil)
Edinon Manoel da Rosa, conhecido como Dinho, recebeu 5.372 votos e assume a cadeira na Câmara de Vereadores. Nascido na comunidade de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, tem 62 anos e é filho dos descendentes dos primeiros açorianos que chegaram em Florianópolis. Trabalhou durante 24 anos na COMCAP e foi fundador e presidente por cinco mandatos da Associação dos Moradores da Praia do Forte. Foi eleito pela primeira vez em 2008, está no cargo deste então.
Roberto Katumi (PSD)
Roberto Katumi Oda, foi eleito com 5.357 votos. É natural de Florianópolis, tem 55 anos é neto de japoneses e atua como jogador de futebol amador, sendo presidente do Bandeirantes Recreativo Clube. Tem uma base eleitoral forte no Sul da Ilha e chegou na Câmara em 2008 ao assumir a suplência do DEM e atuou como adjunto administrativo e financeiro da Fundação Municipal de Esportes. Segue na Câmara desde sua eleição em 2012.
Mamá (União Brasil)
Josimar Pereira, popularmente conhecido como Mamá, assumiu a cadeira após receber 5.334 votos. Nasceu em Florianópolis e tem 44 anos. Iniciou a vida política em 2016 ao se candidatar como vereador, sendo eleito como segundo suplente e posteriormente assumindo a intendência da prefeitura no bairro Tapera e foi reeleito em 2020.
Ricardo Pastrana (PSD)
Ricardo Pastrana foi eleito com 5.205 votos. Nascido em Florianópolis e tem 43 anos, é bacharel em direito e atua como Guarda Municipal na Capital, sendo Subinspetor. Ele foi eleito para seu primeiro mandato na Câmara.
João Cobalchini (MDB)
João Luiz Augusto Cobalchini recebeu 5.073 votos e assumiu a cadeira na Câmara dos Vereadores. Nascido em Brasília (DF), se mudou para Florianópolis com 1 ano de idade, tem 39 anos e é advogado, e também conhecido por ser filho do deputado Valdir Cobalchini. Assumiu seu primeiro mandato em 2020, e atualmente é presidente da Câmara Municipal.
Adrianinho (Republicanos)
Adriano Analdino Flor, foi eleito com 4.641 votos para assumir a cadeira da Câmara. Natural de Florianópolis tem 50 anos e ingressou na carreira política em 2013 em que assumiu a Intendência do Distrito de Ingleses. Foi assessor parlamentar na câmara de vereadores da Alesc e retornou à Intendência até se candidatar novamente em 2020.
Camasão (PSOL)
Leonel Camasão Cordeiro, ou Camasão, foi eleito com 3.975 votos. Natural da cidade de São Paulo, tem 38 anos e é jornalista. É ativista político em SC e defensor dos direitos humanos tentou a primeira candidatura em 2020, mas não se elegeu. Atuou como suplente por 30 dias na última legislatura.
Gui Pereira (PSD)
Guilherme Pereira de Paulo foi eleito com 3.885 votos para assumir a Câmara Municipal. Nascido em Florianópolis, tem 48 anos e irá cumprir o terceiro mandato como vereador. Esteve no comando de duas Fenaostras, em 2009 e 2010 com intuito da valorização da cultura açoriana e artesanato local. Na sua primeira eleição em 2012 foi o candidato mais votado do partido.
Jeferson Backer (MDB)
Jeferson Backer foi eleito com 3.696 votos e irá cumprir o segundo mandato na Câmara Municipal. Ele é natural de Florianópolis e tem 35 anos, foco da sua atuação foi no Maciço do Morro da Cruz, em que o trabalho junto da comunidade garantiu a 1ª suplência do PSDB com 1.773 votos em 2016.
Pastor Giliard Torquato (PL)
Giliard Eliezer Batista Torquato, ou Pastor Giliard Torquato, foi eleito com 3.675 votos. Nascido em Florianópolis possui 41 anos e além de pastor é graduado em Processos Gerenciais, é pastor da Igreja Assembleia de Deus de Florianópolis. Irá assumir seu primeiro mandato na Câmara Municipal.
Pri Fernandes Adote (PSD)
Priscilla Fernandes, conhecida como Pri Fernandes Adote, recebeu 3.589 votos. Natural de Canoas (RS) tem 50 anos, é psicóloga por formação e tem uma forte atuação com a causa animal. Assume agora o segundo mandato após se eleger em 2020.
Ingrid Sateré-Mawé (PSOL)
Ingrid Sateré Mawé foi eleita com 3.430 votos e irá assumir uma cadeira da Câmara Municipal em 2025. É a primeira mulher indígena a ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores. Nascida em Manaus, está há 17 anos residindo em Santa Catarina, possui 37 anos e é professora, bióloga, ativista socioambiental. Iniciou a carreira ao tentar candidatura ao governo do Estado em 2018 pelo PSTU. Ela também atuou como assessora na Câmara Municipal e no Congresso Nacional.
João Padilha (PL)
João Ricardo Padilha Santos foi eleito ao receber 3.173 votos. Natural da cidade de São Paulo, tem 36 anos e é advogado por formação. Tentou se candidatar em 2022 como deputado federal por Santa Catarina.
Claudinei Marques (Republicanos)
Claudinei Marques foi eleito com 3.110 votos. Nascido em Matelândia, interior do Paraná, tem 48 anos é formado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (UNINASSAU) em Gestão Pública. Assumiu seu primeiro mandato como vereador em 2016 com um total de 3.346 votos, sendo reeleito com 2.998 votos em 2020. Em setembro de 2022 assumiu o cargo de primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Florianópolis.
Rafinha de Lima (PSD)
Rafael de Lima, ou Rafinha de Lima, foi eleito com 2.765 votos. Nascido em Florianópolis tem 35 anos, possui formação em economia e administração. Atuou tanto no legislativo quanto o executivo municipal, tendo ocupado cargos de chefia e direção na Câmara Municipal e na Prefeitura de Florianópolis. Entre suas posições, destaca-se o cargo de Secretário Municipal Chefe de Gabinete do Prefeito (Adjunto).
Renato da Farmácia (PSDB)
Renato Geske, ou Renato da Farmácia, foi eleito com 2.650 votos. Natural de Blumenau tem 70 anos e é farmacêutico por formação. Entrou na vida pública em 2008 ao se eleger vereador pela primeira vez. Voltou ao cargo como suplente em 2015, mas atuou apenas por oito meses. Em 2016 voltou a se eleger como vereador, cargo que ocupa até hoje.
Bezerra (MDB)
Luiz Fernando Bezerra Salum, ou apenas Bezerra, foi eleito com 2.607 votos. Nascido em Florianópolis, possui 46 anos. Tem como foco na sua campanha políticas públicas que promovam a inclusão social através do esporte. Durante três anos, atuou como gerente na Fesporte e promoveu eventos como os Jogos Abertos da Terceira Idade e o Parajasc.
Professor Bruno (PT)
Bruno Ziliotto, ou Professor Bruno, foi eleito com 2.235 votos. Nascido em Lages (SC) e tem 41 anos, possui dupla diplomação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atualmente é professor de História da Rede Municipal de Florianópolis.
*Matéria de Amanda Kovalczykovski
Veja fotos dos vereadores eleitos
Leia também
Maryanne Mattos é a primeira vice-prefeita de Florianópolis: “Muito orgulho”
Beira-Mar de Barreiros é um dos focos de Orvino Coelho, reeleito prefeito de São José