Início » CBN Floripa » Cotidiano

Vereador mais votado de Florianópolis revela origem do apelido “Gemada” e explica prioridade do novo mandato

Vereador mais votado de Florianópolis com 6.986 votos destaca relação com a comunidade e trajetória inspiradora
07/10/2024 - 11:23
Vereador mais votado de Florianópolis revela origem do apelido “Gemada” e explica prioridade do novo mandato
00:00 / 00:00
07/10/2024
forward 10 Play forward 10

O contato direto com os eleitores e o chamado “corpo a corpo” com as pessoas das comunidades, especialmente no Sul da Ilha, foram os pontos principais para a eleição de Gemada (PL) como o vereador mais votado de Florianópolis nas Eleições 2024, na opinião dele. Gilberto Alcebíades Pinheiro, teve 6.986 votos contabilizados na noite deste domingo (6) na sua reeleição para o Legislativo de Florianópolis.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Nascido na Costeira do Pirajubaé, Gemada possui uma trajetória de abordagem com a população para saber as principais demandas dos cidadãos e transformá-las em projetos que tramitam na Câmara de Vereadores. Atualmente, o vereador contou que possui 37 projetos em andamento.

— A população precisa de um espaço e uma porta aberta para levar para dentro da Câmara e para botar para tramitar. É um trabalho dessa forma, um trabalho levando a ideia da população e botando a tramitar os projetos dentro da cidade — destacou.

Gemada disse que, assim como no primeiro mandato, que iniciou em 2020 quando levou 1.839 votos, não atuará com foco em uma área ou setor específico do município, mas irá cobrar e fiscalizar o prefeito reeleito Topázio Neto (PSD) por melhorias na cidade. Além disso, vai lutar para que os projetos em favor da população tramitem de forma mais rápida.

Garante que continuará atuando como um vereador que sai de dentro da Câmara de Vereadores para conversar com a população sobre o que a cidade precisa. Gemada destacou que a reeleição não foi uma surpresa pelo “trabalho que a gente principalmente na região do Sul da Ilha”, mas que esperava ficar entre os cinco mais votados, e que foi surpreendido positivamente com a posição que alcançou.

— Eu fiz muito como vereador, com todo respeito, tirando a bunda da cadeira, porque se ficar só dentro da Câmara, não fazendo corpo a corpo, saber o que o povo precisa realmente, olho a olho, isso eu vou levar e vou dar continuidade, porque isso é de mim, não tem como mudar a minha trajetória política — salientou.

Aos 44 anos, Gemada foi morador no Rio Tavares aos 12 anos e diz que nunca abandonou suas origens. Iniciou trabalhando vendendo banana recheada e amendoim nos jogos do Avaí, começando o trabalho como cobrador de ônibus aos 14 anos. Aos 21 anos, o atual vereador passou a ser motorista de ônibus, atuando a partir disso como diretor da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). 

A liderança comunitária como diretor da Intendência do Campeche também é uma marca do vereador. Gemada saiu da posição de motorista de ônibus para a política pela vontade de trabalhar pelo próximo, segundo ele.

— Fiquei 26 anos no transporte público onde eu exercia sempre uma liderança com meus amigos de trabalho. Disputei uma primeira eleição, venci na cara e na coragem e hoje estar como vereador da cidade é um orgulho pra mim, pra toda a minha família — disse.

O apelido “Gemada” surgiu de uma forma inusitada, também relacionada com a vida pré-política, quando ainda trabalhava como cobrador, aos 14 anos. O atual vereador contou que ele e seus amigos resolveram jogar ovos em um dos ônibus da empresa que ele trabalhava e, como punição, precisou passar uma semana na garagem lavando os ônibus, ganhando assim o apelido que carrega até hoje.

Leia também

Polícia reforça combate ao transporte irregular de eleitores e outros crimes nas estradas de SC

Mais de 3 mil vagas de emprego são abertas em feirões do Sine na Grande Florianópolis

Mais lidas
Destaques CBN