Especialista faz alerta para prevenção ao câncer de mama; ouça a entrevista
O Governo de Santa Catarina lançou a campanha “A Cor da Esperança é Rosa” em apoio ao Outubro Rosa, visando conscientizar sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama. A campanha inclui ações em órgãos estaduais e instituições de saúde, com destaque para a maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, que realizou uma cirurgia inédita. O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) também promoveu palestras e um mutirão para reconstrução mamária.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
O Dr. Carlos Gustavo Crippa, em entrevista à CBN Joinville, ressalta a importância do Outubro Rosa para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama. Ele destaca que, apesar dos avanços, apenas 50% do público alvo realiza a mamografia anualmente, o que é crucial para detectar a doença em estágios iniciais.
— A mamografia é um exame que pode salvar vidas e para mulheres acima de 40 anos deve ser realizada uma vez ao ano — enfatiza.
Dr. Crippa destaca a inovação no uso de novas tecnologias, como o raio laser, para a reconstrução mamária. Este avanço permite o preenchimento da mama com a própria gordura da paciente, representando um passo significativo no tratamento cirúrgico.
Em 2024, estima-se que Santa Catarina registre 3.860 novos casos de câncer de mama. O câncer de mama é a principal causa de incidência entre as mulheres, representando 11,7% dos casos oncológicos.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Leia mais
Ney Franco promove mudanças no ataque do JEC para encarar o Figueirense
CBN Joinville transmite debate com candidatos a prefeito de Joinville promovido pela NSC TV
Dia de São Francisco de Assis terá benção aos animais em Joinville; veja programação