Início » CBN Floripa » Cotidiano

TRE-SC firma parceria com universidades privadas para alunos atuarem nas eleições

O projeto tem como objetivo incentivar os estudantes para participação da democracia em SC
02/10/2024 - 10:39
TRE/SC e Ampesc formalizam Programa Acadêmico Cidadão (Crédito: Divulgação)
TRE-SC firma parceria com universidades privadas para alunos atuarem nas eleições
00:00 / 00:00
02/10/2024
forward 10 Play forward 10

Os estudantes universitários de Santa Catarina terão uma nova oportunidade de ampliar sua formação prática e cívica. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) firmou uma parceria com instituições privadas de ensino superior no Estado para permitir que alunos participem ativamente do processo eleitoral. A ação visa a compensação de horas em programas de bolsa de estudo do governo estadual.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Conforme detalhado por Rafael Bratti, conselheiro da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação de Santa Catarina (Ampesc), todos os alunos de cursos superiores poderão participar, independentemente da área de estudo. O projeto, denominado “Acadêmico Cidadão”, permitirá que esses estudantes atuem como voluntários em diversas funções durante as eleições, incluindo atendimento aos eleitores e apoio logístico nas sessões eleitorais.

Os alunos poderão ser alocados em diferentes funções, como mesários ou auxiliares nas seções eleitorais. Eles ajudarão no atendimento aos eleitores e na coordenação dos locais de votação. A seleção e a convocação dos estudantes serão feitas pelo cartório eleitoral, conforme a necessidade dos locais de votação.

O objetivo é que essa parceria se estenda também para futuros pleitos eleitorais, beneficiando tanto os estudantes quanto o processo democrático.

Leia mais

Penúltimo passo: Brasil encara Ucrânia na Copa do Mundo de Futsal

“O Melhor da Vida”: Chef Willian Vieira fala sobre a força da gastronomia catarinense

Vacina contra Bronquiolite chega ao Brasil, mas não está disponível no SUS; ouça a entrevista