Sucesso de inclusão e diversidade musical, Pianístico de Joinville trabalha com oportunidades
O Festival Pianístico de Joinville tem se destacado por suas iniciativas que incluem apresentações de artistas renomados a workshops e masterclasses. Desde apresentações em escolas até performances em fábricas, o evento tem levado a música a diferentes públicos, promovendo a inclusão e o acesso cultural.
Veja fotos da 7ª edição do Pianístico em Joinville
O festival busca democratizar o acesso à música de qualidade, levando apresentações a teatros, fábricas, escolas e outros espaços públicos. A ideia é que a música chegue até as pessoas que muitas vezes são impossibilitadas de frequentar teatros por questões sociais ou financeiras.
A programação começou com uma peça infantil apresentada a milhares de crianças da Rede Municipal de Joinville. Como novidade, a edição também realizou a iniciativa “Piano nas Fábricas” com apresentações na Tupy, realizadas na terça-feira (24).
A apresentação de abertura também trouxe uma novidade para o evento. Com um dos duos de piano mais destacados da atualidade, Carles e Sofia foram responsáveis por iniciar a 7ª edição, lotando o Teatro Juarez Machado. O casal espanhol apresenta a performance em quatro mãos, com apresentações no evento e também em Porto Alegre.
O evento conta com a participação de pianistas de renome internacional. Este ano, a pianista cubana Marialy Pacheco e o pianista paraguaio Oscar Aldama são alguns dos destaques. Marialy é vencedora do prêmio Montreux Jazz Festival Solo Piano Competition 2012, festival que reúne grandes nomes da música às margens do Lago Genebra, na Suíça. Já Aldama traz ao festival um repertório de músicas autorais e algumas releituras de artistas do Paraguai.
O inglês Peter Donohoe, um dos maiores nomes do piano clássico, também se apresenta no festival. Donohoe se apresenta neste sábado (28), às 20h30, no Teatro Juarez Machado.
O Festival Pianístico de Joinville é uma oportunidade única para apreciar grandes artistas e diversificar o acesso à cultura na região. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site do evento. A sétima edição se estende até domingo (29).
Leia também
Superintendente do DNIT fala sobre o andamento das obras de duplicação da BR-280
Cidade precisa ser pensada para atender envelhecimento da população em Joinville