Diretor do Porto de São Francisco do Sul fala sobre obras para atrair navios gigantes
O diretor do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, anunciou que o IBAMA emitiu a licença de instalação para a dragagem e alargamento do canal de acesso do complexo portuário da Babitonga. A obra está estimada em R$ 300 milhões e prevê aumentar a profundidade do canal externo de 14 para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações maiores de até 366 metros de comprimento.
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Vieira destacou que a dragagem é essencial para que o complexo portuário de Santa Catarina possa receber navios maiores, acompanhando a atualização da frota marítima internacional. Isso consolidará o estado como um polo logístico de destaque nacional, colocando-o na rota das grandes embarcações.
A licença permite o início do processo de licitação para a contratação da empresa que executará a obra. O edital de licitação está previsto para ser publicado até o final de 2024, com início das obras em 2025.
O financiamento da obra será realizado via uma parceria público-privada. O Porto Itapoá, um terminal privado, financiará os R$ 300 milhões necessários. O Porto de São Francisco do Sul devolverá os recursos ao Porto Itapoá em até 12 anos, utilizando a receita adicional gerada pelo aumento do volume de navios que a obra possibilitará.
Parte da areia dragada será utilizada para o alargamento da praia de Itapoá, recuperando uma área de aproximadamente 7 km de orla.
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