Obra para tirar trilho de trem na zona Sul tem pequeno avanço, mas segue só no papel
A obra do contorno ferroviário de Joinville deu um passo importante com a aprovação da licença ambiental prévia. A informação foi divulgada pelo colunista Jefferson Saavedra. A expectativa é que essa etapa inicial signifique um avanço para a zona sul de Joinville.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Desde 2011, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT) reconhece a necessidade de retirar os trilhos de trem da área urbana de Joinville. Atualmente, os trilhos causam interrupções frequentes, mesmo fora dos horários de pico.
O plano inicial envolvia desviar os trilhos para áreas rurais de Joinville e Araquari. No entanto, o crescimento urbano de Araquari tornou o projeto original obsoleto. Por isso, foi necessário criar uma nova variante para contornar a área urbana do município.
A licença ambiental prévia marca um progresso, mas a obra ainda depende de outras etapas burocráticas, como a obtenção das licenças de instalação e a realização do processo licitatório. A grande questão agora é o financiamento. O custo total da obra é estimado em R$ 500 milhões, mas apenas R$ 1 milhão está reservado no orçamento federal do próximo ano.
Leia mais
PIB e vagas de emprego são sinais positivos da economia em Santa Catarina
“O Melhor da Vida”: Decoradora Ilma Socha relembra 20 anos de carreira no mercado de eventos
Clássico Jaraguá x JEC Futsal: Saiba como comprar seu ingresso