Casan monitora mau cheiro na estação de tratamento do bairro Potecas, em São José
Um novo programa de monitoramento de odores para a população que vive nos arredores da estação de tratamento de esgoto no bairro Potecas, em São José, deve ser iniciado pela Companhia Catarinense de Água (Casan) nesta quarta-feira (25). As equipes vão realizar coletas de amostra do ar para o envio a um laboratório, que vai avaliar o nível de sulfeto de hidrogênio, gás com cheiro distinto e desagradável. As informações são do repórter Zé Maia para o Notícia na Manhã desta terça-feira (24).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
As reclamações sobre o mau cheiro na região por causa da estação de tratamento de esgoto já foram registradas em outras ocasiões, com pedidos para a desativação do local. As solicitações foram atendidas pela Casan, que está construindo uma nova estação que possui exaustores e biofiltros para controle dos odores liberados pelo esgoto.
Estão sendo investidos cerca de R$ 149,5 milhões para a construção da nova estação de tratamento de esgoto no local, segundo a Casan.
A previsão é que até o final de 2025 a antiga lagoa seja completamente esvaziada. Dessa forma, a Prefeitura de São José ficará responsável pela área, com a expectativa de que um parque seja construído no terreno.
Leia também
“Bomba-relógio”: prédios abandonados em Florianópolis preocupam MPSC
Mais 20 bombeiros de SC são enviados para combate às queimadas no Mato Grosso