Ação combinada entre governos coloca paciente em primeiro lugar em SC
Santa Catarina está comemorando avanços significativos na redução das filas de cirurgias eletivas. O assunto foi uma das principais “bandeiras” de campanha do governador Jorginho Mello, e os números de 2024 são positivos.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Em 2023, o governo estadual não conseguiu cumprir a meta de “zerar” a fila em seis meses, mas a situação melhorou substancialmente em 2024. Entre fevereiro e junho deste ano, foram realizadas 122.087 cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde. No total, mais de 500 mil cirurgias foram feitas no Brasil, reduzindo a fila de espera em 60%.
Essa melhoria é atribuída a uma combinação dos esforços e integração entre o governo federal e estadual. O Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, lançado pelo Ministério da Saúde, destinou R$ 41,2 milhões para Santa Catarina apenas nos primeiros cinco meses de 2024. Esse valor é quase oito vezes maior que os R$ 6,8 milhões disponibilizados em 2023.
Para o cidadão que há muito tempo aguarda na fila, fica a orientação de voltar à unidade de saúde mais próxima, e renovar sua consulta. Isso porque o momento é positivo e até fevereiro de 2025, prazo em que o programa federal estará vigente, muitos procedimentos devem ser realizados.
Este caso é um exemplo positivo de como a cooperação entre diferentes níveis de governo pode resultar em benefícios diretos para a população, colocando as necessidades dos cidadãos acima das divergências ideológicas.
Leia mais
Goleiro Pato marca duas vezes e JEC Futsal vence o Concórdia pelo Catarinense
Sétima edição do Pianístico de Joinville leva música às escolas da cidade
Joinville enfrenta falta de vacinas contra Varicela e Covid-19