Ativistas pela cultura ajudam a preservar a história de Joinville
Cidadãos de Joinville demonstram que é possível fazer a diferença na sociedade sem ocupar cargos públicos. Um projeto da Associação de Amigos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville destaca-se como exemplo dessa iniciativa. O grupo escreveu um projeto via Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e conseguiu um financiamento de R$ 54 mil.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
O valor já está em uso para desenvolver projeto arquitetônico e de paisagismo para o Sambaqui Espinheiros II, na zona Leste de Joinville, localizado na Vila Paranaense. A meta é transformar o local em um parque que ofereça lazer e cultura para a população. A próxima etapa, prevista para o ano que vem, envolve a busca de recursos adicionais para a execução das obras.
Este esforço reflete o compromisso dos cidadãos em preservar o patrimônio histórico de Joinville. A cidade é reconhecida pela preservação dos sambaquis, montes de conchas que guardam vestígios de povos que viveram na região há cerca de três mil anos.
Exemplos como o Museu Sambaqui ilustram a importância dessas iniciativas. O projeto não apenas preserva a história, mas também inspira outros cidadãos a se envolverem em causas significativas. A mobilização da sociedade civil em Joinville é um modelo de cidadania que pode ser replicado em diversas áreas.
Leia mais
Mesmo sem vencer, Joinville segue no G4 da Copinha
“O Melhor da Vida”: Jovem atleta joinvilense conquista três medalhas de ouro no Chile
Fim das câmeras corporais da PM levanta questionamento sobre o desperdício de recurso público