Início » CBN Floripa » Cotidiano

SC repassará recursos a municípios para castração de cães e gatos

Programa está em fase de elaboração de edital para cadastro de municípios
16/09/2024 - 08:56
(Foto: Banco de Imagens)
(Foto: Banco de Imagens)
SC repassará recursos a municípios para castração de cães e gatos
00:00 / 00:00
16/09/2024
forward 10 Play forward 10

Municípios com até 100 mil habitantes serão beneficiados pelo programa Pet Levado a Sério, do governo do Estado, com recursos para a castração de cães e gatos. O programa está em fase de elaboração de edital e os recursos devem ser repassados após as eleições. A diretora de bem-estar animal de Santa Catarina (Dibea/SC), Fabricia Costa, participou do Boa Tarde CBN desta sexta-feira (13) para explicar como funcionará o programa.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O Pet Levado a Sério está sendo elaborado desde o início de 2024, segundo a diretora do Dibea catarinense. Recentemente, o projeto foi aprovado pelo Governador Jorginho Mello e, agora, passa pelo processo de produção do edital, que deve ser lançado até o fim de outubro, mês em que se comemora o Dia Mundial dos Animais.

Dibea de SC promove evento de conscientização e prevenção de zoonoses

Os recursos só devem ser repassados efetivamente após as eleições municipais. A preferência para municípios com até 100 mil habitantes se dá pela realidade atual, em que muitos não possuem nenhuma política de bem-estar animais, ou as que existem, não funcionam, de acordo com Costa. Com isso, cerca de 14 municípios ficam de fora do repasse de recursos, incluindo Florianópolis.

Porém, a diretora do Dibea explicou que, apesar de não receberem os recursos para castração, todos os municípios podem participar do programa com as capacitações que serão oferecidas aos gestores sobre a necessidade de realizar um planejamento sobre os animais que devem ser castrados.

— Nós temos o entendimento que animais que estão em comunidades carentes, onde há mais vulnerabilidade desses animais. Fêmeas que já procriaram, colônia de gatos, que a procriação é muito mais rápida, animais onde a obrigação da castração está por lei, que é no caso da raça Pitbull. […] Animais que estão semidomiciliados, que têm acesso à rua. — destacou sobre a análise realizada para a castração.

Neste primeiro momento, o programa atende a castração de cães e gatos.

Leia também

Feirão oferta de mais de 9 mil imóveis em SC

Integração entre linhas das empresas Biguaçu e Jotur permite desconto na tarifa de ônibus