Oftalmologista explica como utilizar corretamente lentes de contato
As lentes de contato são uma alternativa para quem possui problemas de visão e utiliza óculos. Porém, é necessário ter alguns cuidados nessa migração. A oftalmologista Cláudia Del Claro, chefe do setor de lentes de contato do Hospital de Olhos de Florianópolis, participou do Boa Tarde CBN desta quinta-feira (12) para compartilhar informações sobre os benefícios e os cuidados que se deve ter com as lentes de contato.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A oftalmologista destacou que as lentes de contato podem ser utilizadas principalmente para a prática de atividades esportivas e em situações que requerem maior liberdade visual, já que elas oferecem um campo de visão mais amplo. Del Claro explicou os diferentes tipos que existem, como as gelatinosas descartáveis e as rígidas, indicadas para casos especiais, como o ceratocone.
Alguns cuidados, no entanto, precisam ser tomados para a prevenção de infecções. A higiene das mãos, por exemplo, é essencial, assim como a necessidade de mantê-las fora do contato com a água, de acordo com a oftalmologista.
— Lavar muito bem a mão com água e sabão antes de manusear as lentes e secá-la completamente. Essa é uma grande observação, porque a gente está frisando muito a necessidade de você não encostar a sua lente de contato com a água, de qualquer espécie, seja da mão que ficar um restinho ali, seja água da torneira, lavar o rosto, tomar banho, ou mesmo as águas de piscina, de mar, de rio, de lagoa — disse.
Outro ponto importante é respeitar o prazo de descarte recomendado pelo fabricante. Lentes descartáveis devem ser usadas pelo período indicado, seja de um dia, 15 dias ou 30 dias, e não pelo número de usos. Uso prolongado pode causar rejeição e sensibilização do olho.
— Aquela lente está cheia de depósitos, de proteína, que é como se fosse uma gordura do nosso olho, proteínas da lágrima que vão impregnando ali na lente. Essa impregnação vai provocando uma sensibilização no olho, até que, de repente, o usuário não consegue mais usar a lente — disse.
Nem todo mundo pode usar lentes de contato, segundo a médica. Pessoas com síndrome do olho seco, por exemplo, devem consultar um oftalmologista antes de optar pelo uso de lentes.
— Os nossos olhos, eles precisam desse descanso para receber oxigenação da córnea. A lente ela impede um pouco a oxigenação. É um material plástico que, apesar de poroso, transfere o ar, mas não totalmente, não como se você estivesse sem nada. Então, você precisa ter um período de descanso — destacou.
Dormir com lentes de contato também não é recomendado. A oftalmologista recomenda um uso diário de 10 a 12 horas, e a troca para óculos antes do banho. Além disso, ela também destacou o uso de soluções específicas para desinfecção, já que o soro fisiológico pode ser um meio para a proliferação para bactérias e fungos.
Crianças podem usar lentes de contato?
Em graus elevados de miopia ou em atividades esportivas, crianças podem utilizar lentes de contato, desde que tenha orientação médica.