Candidata Vanessa Milis, do Novo, detalha propostas para Prefeitura de São José
O programa Notícia na Manhã, da CBN Floripa, abriu, nesta quarta-feira (11), espaço para a candidata à Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, Vanessa Milis (Novo) detalhar as propostas para o município. A candidata não participou do debate promovido pela CBN Floripa e o NSC Total desta terça-feira (10), pois participaram os candidatos que têm partidos com representação na Câmara Federal.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A entrevista teve duração de oito minutos e passou pelos cinco pilares do SC Ainda Melhor: mobilidade urbana, transporte público, atendimento em postos de saúde, educação e saneamento básico.
Em relação à mobilidade urbana, Vanessa Milis destacou a necessidade de atualizar a formatação do transporte público em São José. A proposta é trabalhar em parceria com as prefeituras da região metropolitana de Florianópolis em conjunto com o Governo de Santa Catarina para a construção de transportes rápidos entre as regiões do município.
— Tivemos um aumento populacional gigante, muito mais carros e muito mais necessidade de um transporte público viável e rápido. A gente vai trabalhar em estudos e entregas rápidas nesse sentido, com certeza — disse.
Sobre o atendimento em postos de saúde, a candidata do partido Novo propõe a criação de duas novas UPAs, sendo uma delas construída de forma emergencial para atender a população. A modernização na estrutura cotidiana da saúde também foi citada por Vanessa, além de reformas nas unidades de saúde já existentes.
— A gente vai levar a tecnologia para agilizar a saúde em São José, porque é inadmissível que no século XXI a gente não tenha um suporte, uma estrutura tecnológica para agilizar, por exemplo, a retirada de senhas, o agendamento de consulta, a facilidade no retorno ao médico, o acesso do médico ao prontuário para avaliar já o exame desse paciente e dar um encaminhamento mais ágil — destacou.
Para a candidata, a educação deve ser a “prioridade máxima” caso seja eleita. Segundo ela, duas unidades de creches serão construídas em caráter de emergência para criar novas vagas.
— Nós vamos tomar medidas também emergenciais, nem que comecemos pela emissão de vouchers na rede privada, para que a gente faça, então, a construção de pelo menos duas unidades em caráter de emergência — salientou.
No saneamento básico, Vanessa Milis destacou as particularidades geográficas de São José. Ela disse que fará um levantamento das obras já existentes e estruturar novas construções.
— A gente tem uma postura realmente de fazer um acompanhamento e uma cobrança mais ativa da Casan nas entregas desses serviços de maneira mais efetiva — disse.
Prioridade para os primeiros 100 dias de gestão
A candidata disse que priorizará a educação, saúde e segurança pública, com o transporte público em paralelo que, segundo ela, “não dá para falar em evolução da cidade sem transporte e mobilidade”.
— Eu venho do meio empreendedor e isso é muito importante para nós, porque a gente acredita que o projeto social mais eficaz é isso: gerar oportunidade para as pessoas terem dignidade através de empregos — disse.
Leia também
Bombeiros vão investigar a causa do incêndio que vitimou idosa em prédio de Florianópolis
Caminhão com problemas mecânicos complica trânsito no Norte da Ilha, em Florianópolis