Início » CBN Floripa » Cotidiano

Conheça a equipe da UFSC que bateu o recorde sul-americano com protótipo elétrico

Recorde foi conquistado na competição Shell Eco-marathon
05/09/2024 - 09:27
Equipe tem alunos de vários cursos diferentes (Foto: Reprodução, redes sociais)
Equipe tem alunos de vários cursos diferentes (Foto: Reprodução, redes sociais)
Conheça a equipe da UFSC que bateu o recorde sul-americano com protótipo elétrico
00:00 / 00:00
05/09/2024
forward 10 Play forward 10

A Equipe E3 UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, que trabalha com eficiência energética quebrou um recorde sul-americano com seu protótipo elétrico. A equipe atingu a marca de 381,4 km por kWh. O capitão da equipe, João Pedro de Andrade, detalhou o projeto e a conquista em entrevista ao Boa Tarde CBN desta quinta-feira (4).

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Há 15 anos a equipe desenvolve carros elétricos e a combustão visando a ultra eficiência. Estudantes de diversos cursos, como engenharia elétrica, de automação, farmácia e geografia fazem parte da parceria. O

João Pedro explicou que o recorde foi conquistado na competição Shell Eco-marathon. Em 2017, outro título já havia sido conquistado pela equipe, que desenvolveu um carro a combustão capaz de atingir 525 km por litro de gasolina.

— Nosso recorde atual, que a gente bateu com o carro elétrico, é de 381 km por kWh. Convertendo para km por litro de gasolina é mais ou menos 3.000 km por litro de gasolina que a gente consegue fazer com o nosso carro elétrico — disse.

Segundo o capitão da equipe, a eficiência do carro é resultado de avanços tecnológicos, como o uso de rolamentos cerâmicos e pneus especiais, além de um design aerodinâmico. A equipe mantém parcerias com empresas que fornecem materiais e conhecimentos sobre como aperfeiçoar os carros.

A colaboração com a empresa Nanopoxy, por exemplo, permitiu o uso de resinas inovadoras. Além da eficiência energética, a equipe foca em sustentabilidade, com o desenvolvimento de projetos como a reciclagem de plásticos.

— Nós temos um projeto que agora vai sair do papel, de reciclagem de plásticos, que é justamente para a gente poder incentivar e conscientizar as pessoas de sustentabilidade e redução de gases e a gente poder mostrar que dá para ser eficiente, dá para ser sustentável e ainda assim ser inovador e conseguir construir um futuro cada vez mais tecnológico — destacou João Pedro.

Para mais informações sobre o trabalho da equipe, com detalhes sobre competições e parcerias, acesse a página oficial nas redes sociais.

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.

Leia também

Homens procurados pela polícia são presos pela Guarda Municipal de São José

Mais de 275 mil pessoas buscaram informações sobre balneabilidade das praias de SC